Publicações Livros e Textos
Este espaço foi criado para compartilhar o pensamento, a prática e a trajetória da Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável (PEADS).
Aqui você encontra livros, artigos e textos que revelam a visão transformadora do educador Abdalaziz de Moura e de todos que contribuíram com a construção dessa pedagogia voltada à vida, à comunidade e ao campo.
Cada publicação é um convite à reflexão e ao diálogo sobre educação, sustentabilidade e humanidade — temas que atravessam a história do Instituto e continuam inspirando novas gerações a aprender com o território e a cuidar do mundo com responsabilidade e amor.
1. TEXTOS SOBRE AS CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS QUE FUNDAMENTAM A PEDAGOGIA
Deixamos estes três textos separados porque são de uma mesma data, e escritos sequencialmente, para que os membros do Serta aprofundassem o significado da instituição neste período. 1995 a 1997 foram anos muito difíceis para a sobrevivência das ONG. Os recursos da Cooperação de Internacional eram destinados para outros países e recursos nacionais ainda eram raros e difícil acesso. Para manter-se viva, a Instituição precisou rever seus fundamentos. São fundamentais para entender o percurso histórico da filosofia da Peads.
A maioria já foi publicada no livro “Uma Filosofia da Educação do Campo que Faz a Diferença para o Campo” de Abdalaziz de Moura. Via Design Publicações. Recife. 2015. A numeração das páginas é deste livro. Outros textos sobre concepções filosóficas estarão mais adiante, no livro do mesmo autor “Princípios e Fundamentos da Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável”. Glória do Goitá – PE – Serta. 2003. Nestes, as ideias estão descritas de maneira sequencial, um capítulo após outro.
1.1 Como se constroem as concepções em nossas vidas
1.2 ENTENDENDO MEHOR AS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA E FILOSOFIA
1.3 FILOSOFIA E EDUCAÇÃO ESCOLAR
1.4 O PAPEL DA ARTE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR E NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
1.5 CONCEPÇÃO DE PESSOA
1.6 CONCEPÇÃO DE HISTÓRIA
1.7 CONCEPÇÃO DE MUNDO E DAS RELAÇÕES ENTRE PESSOA E NATUREZA
1.8 CONCEPÇÃO SOBRE SOCIEDADE
1.9 CONCEPÇÃO SOBRE SOCIEDADE
1.10 AS RELAÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO POPULAR, EDUCAÇÃO DO CAMPO E EDUCAÇÃO ESCOLAR FORMAL
1.11EDUCAÇÃO POPULAR E EDUCAÇÃO DO CAMPO, O QUE TEM HAVER UMA COM A OUTRA
1.12 MOVIMENTOS SOCIAIS E O CURSO DE AGROECOLOGIA
1.13. CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO NA PEADS
1.14. Construção do Itinerário Curricular da Formação dos Agentes de Desenvolvimento Local
1.15. Oficina sobre o Currículo da Peads
1.16 OS RESULTADOS E OS IMPACTOS DA AVALIAÇÃO ESCOLA NA PEADS
1.17 A DIMENSÃO FILOSÓFICA DA PEADS E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM
1.18 NOSSA CONCEPÇÃO DE DESENVOLVIMENTOSUSTENTÁVEL – EM QUE ELA É DIFERENTE
1.19. Educação do Campo e Juventude Rural – 2005
1.21. O que não Pode Deixar de Ser Considerado na Educação do Campo – 2005
2. TRÊS TEXTOS DE ORDEM MAIS FILOSÓFICA QUE MARCARAM A HISTÓRIA DA PEDAGOGIA EM 1997
Esta sequência de textos inclui cinco temáticas que se complementam para a compreensão da Pedagogia. São apresentações feitas sobre a Pedagogia ou sobre o Serta, em eventos, seminários ou para publicações de livros (1). A segunda temática “Construção de Conhecimento” vem sendo muito discutida desde o início da construção da Pedagogia, como uma demanda das professoras, para entender como é que elas poderiam fazer diferente, do que ser mera repetidora de conhecimento (2). A terceira temática refere-se a Escolas, que adotaram a Peads, que contribuíram com esta construção (3). A quarta são as Fichas Pedagógicas, instrumento didático utilizado na metodologia de quem desenvolve a Pedagogia. Alguns exemplos e orientações sobre como fazer (4). E por último, a temática da metodologia, elemento indispensável para o desenvolvimento desta Pedagogia, desenvolvida pelo autor com a colaboração dos mais diversos autores, colaboradores, professoras.
2.1. Introdução aos Princípios da Peads – 1997
2.2. Explicitação dos Princípios da Peads
2.3. Aprofundamento sobre as Diretrizes da Peads
3. TEXTOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA PEDAGOGIA
Deixamos estes três textos separados porque são de uma mesma data, e escritos sequencialmente, para que os membros do Serta aprofundassem o significado da instituição neste período. 1995 a 1997 foram anos muito difíceis para a sobrevivência das ONG. Os recursos da Cooperação de Internacional eram destinados para outros países e recursos nacionais ainda eram raros e difícil acesso. Para manter-se viva, a Instituição precisou rever seus fundamentos. São fundamentais para entender o percurso histórico da filosofia da Peads.
3.1. APRESENTAÇÕES SOBRE A PEADS
Foram apresentações feitas sobre a Pedagogia para públicos externos. Vão contribuir para quem pretende ter uma visão geral da Pedagogia. No entanto, para aprofundar o conhecimento da Pedagogia é necessário a leitura de outros textos que têm mais detalhes sobre a mesma.
3.1.1 .O QUE É O SERTA E O QUE É A PEADS
3.1.2 O que é a Peads e o que é o Serta
3.1.3 FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DAS EXPERIÊNCIAS DA PEADS (PE) E DO CAT (CONHECER, ANALISAR E TRANSFORMAR – BA)
3.1.4. Apresentação da Peads para Programa Educar
3.1.6 APRESENTAÇÃO DA PEADS PARA UDIME
3.2. TEXTOS SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
A questão da Produção do Conhecimento foi uma temática muito presente nos primeiros anos da construção da Pedagogia. Compreender como se processa e se constrói o Conhecimento era uma reflexão necessária para as primeiras professoras formadas na Pedagogia, pois as Concepções de Educação nas quais eram formadas supunham o Conhecimento como dado, pronto, construído por outros autores, que não elas, nem o público de suas comunidades. E para entender a Peads era necessário entender o conhecimento como processo.
3.2.1 O PAPEL DA CURIOSIDADE E DA PERGUNTA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
3.2.2. O Processo de produção de conhecimento
3.2.3. A Produção e o Acúmulo de conhecimento – 1995
3.2.5. Apresentação dos Instrumentos de Monitoramento
3.2.6. Roteiro para a construção de um Projeto Político Pedagógico
3.3. TEXTOS SOBRE ESCOLAS QUE DESENVOLVEM A PEDAGOGIA
Textos que vão ajudar a compreensão do cotidiano de uma Escola que desenvolve a Pedagogia. Como funciona, como se organiza, como as disciplinas e áreas de conhecimento se distribuem. Inicialmente foram de Escolas do Campo. Os relatórios das oficinas vão contribuir também para a compreensão do cotidiano de uma Escola que adota com a comunidade escolar a Pedagogia.
3.3.1. O Conceito de Escola de Referência que trabalhamos
3.3.2. Exemplo de uma Escola de Referência segundo a Peads
3.3.3. Que relações de cooperação são possíveis entre as famílias e a escola
3.3.4. Currículo no PPP do Curso Técnico de Agroecologia
2.1. Introdução aos Princípios da Peads – 1997
2.2. Explicitação dos Princípios da Peads
2.3. Aprofundamento sobre as Diretrizes da Peads
3.4. FICHAS PEDAGÓGICAS PARA DESENVOLVIMENTO DA METOLOGIA
As Fichas Pedagógicas são os instrumentos didáticos para desenvolver a Pedagogia. Constituem o material didático básico para qualquer processo educativo da Peads. As primeiras Fichas Pedagógicas constavam de três etapas metodológicas de 1994 a 1997. Depois foi agregada mais uma etapa que é a de Avaliação e Sistematização. As Fichas Pedagógicas garantem a articulação entre os Princípios Filosóficos e as Ações Transformadoras, articulando os conhecimentos e as didáticas necessárias para uma efetiva Educação Transformadora. São textos para serem estudados e não apenas lidos. Os três Censos (Agropecuário, Populacional, Ambiental) constam no livro “Princípios e Fundamentos da Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável”. A indicação das páginas é deste livro.
3.4.1. Sugestões para preparação de Fichas Pedagógicas
3.4.2. Ficha Pedagógica – Censo Agropecuário
3.4.3. Ficha Pedagógica – Censo Populacional
3.4.4. Ficha Pedagógica – Censo Ambiental
3.4.5.1. Fichas Pedagógicas, 1, 2, 3, 4, 5, segunda unidade
3.4.5.2. Fichas Pedagógicas 1, 2 – terceira unidade
3.4.5.3. Fichas Pedagógicas 3, 4, 5, terceira unidade
3.5. TEXTOS SOBRE A METODOLOGIA DA PEADS
A Metodologia faz o caminho entre os elementos que compõem o Currículo da Pedagogia: Os Princípios Filosóficos, os Conhecimentos, As Didáticas e as Ações Transformadoras. Sem a Metodologia a Pedagogia não se desenvolve. Para conhecer a Peads é fundamental apropriar-se da Metodologia. Todos estes textos tratam da mesma. A numeração das páginas do primeiro texto é do livro “Princípios e Fundamentos…” e dos demais é do livro “Uma Filosofia da Educação do Campo… Onde não há citação de páginas, os textos ainda não estão publicados em livro.
3.5.1. Metodologia da Peads segundo o libro Princípios e Fundamentos da Peads
3.5.2. Aprofundando a Metodologia da Peads
3.5.3. Os componentes do Currículo – PPP do Curso Técnico de Agroecologia
3.5.4. O Fluxo da Metodologia no Curriculo do Curso – PPP do Curso Técnico de Agroecologia
3.5.5. o que eu fiz com a pesquisa e o que a pesquisa fez em mim
3.5.6. A importância da Pesquisa e suas descobertas
3.5.7. Aprendendo a ser curioso através da Pesquisa
3.5.8. O massacre dos estudantes no RJ – Aplicação da PEADS no meio urbano
2.1. Introdução aos Princípios da Peads – 1997
2.2. Explicitação dos Princípios da Peads
2.3. Aprofundamento sobre as Diretrizes da Peads
4. DOCUMENTOS SOBRE A HISTÓRIA DA PEADS
A construção desta Pedagogia como de qualquer outra é histórica, social, dentro de um contexto político, econômico. Insistimos que esta evolução possa ser acompanhada e conhecida por quem quiser se aprofundar no conhecimento da Peads, percebendo e sentindo como foram seus passos. São documentos de valor não só histórico, mas também pedagógico. Muitos fatores, pessoas, instituições, práticas e experiências participaram desta construção. Para facilitar estamos apresentando em seis subtemas.
4.1. TEXTOS QUE PRECEDERAM A CONSTRUÇÃO DA PEDAGOGIA E QUE ABRIRAM CAMINHOS – 1990/1991/1992
Estes textos precederam os demais sobre a Pedagogia. Criaram o clima e o ambiente e vislumbraram as primeiras intuições para se pensar na Educação Escolar quando se pretende alcançar o desenvolvimento. São três textos, cada um de um ano de quando o Serta começou a existir. “A Pequena Produção no Nordeste, a Eterna Marginal” foi resultado de um estudo sobre a Agricultura Familiar desde a colonização e os desafios que ela implica para quem pretende pensar o Desenvolvimento Sustentável. “Sugestões para um Plano Municipal de Desenvolvimento” foi o primeiro esforço para pensar Políticas Públicas para o Desenvolvimento.
4.1.2. Sugestões para um Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal – 1992
4.2. OS PRIMEIROS TEXTOS ESCRITOS SOBRE A PEADS – 1994/1995/1996
Na construção da Pedagogia, os primeiros desafios foram escritos e transformados em textos para a formação de Professoras do Campo. Até este período o Serta ainda não trabalhava diretamente com formação de adolescentes e jovens do campo. Conservamos no mesmo estilo e formato da época, do tempo que ainda não se dispunha nem de computador, para que se observe a dimensão histórica e processual da Peads, sempre se reconstruindo na medida em que se praticava e cada prática contribuía com os elementos teóricos. Recomendamos verificar o tempo de cada texto, épocas que ainda não se falava em Educação do Campo e o autor já desenvolvia questões desta natureza.
4.2.1. Primeiros Textos sobre os Princípios da Educação do Campo
4.2.2. Ingegração do Agente Comunitário de Saúde no processo educativo
4.2.3. A Matemática na Educação do Campo
4.2.4. Histórico da Proposta de Educação do Campo
4.3. OS PRIMEIROS RELATÓRIOS DA HISTÓRIA DA– 1993/1994/1995
Textos que vão ajudar a compreensão do cotidiano de uma Escola que desenvolve a Pedagogia. Como funciona, como se organiza, como as disciplinas e áreas de conhecimento se distribuem. Inicialmente foram de Escolas do Campo. Os relatórios das oficinas vão contribuir também para a compreensão do cotidiano de uma Escola que adota com a comunidade escolar a Pedagogia.
4.3.1. Primeira Feira Municipal de Educação do Campo – Surubim – 1995
4.3.2. Situação da Educação do Campo em Surubim – 1996
4.3.3. Primeiro histórico da Proposta de Educação do Campo -1995
4.3.4. Relatório da Implantação da Proposta de Educação do Campo 1993-94
4.3.5. Relatório do encontro intermunicipal – 1995
4.3.6. Relarório do encontro interestadual – 1995
4.3.7. Formação com as Professoras de Chã Grande – PE – 1995
4.4. Relatórios de Oficinas Regionais Temáticas
Só nove anos depois de sua criação, o Serta recebeu o primeiro projeto para desenvolver a Pedagogia nas Escolas do Campo de municípios da zona da mata de Pernambuco. Este projeto foi resultado de um diagnóstico que o Serta fez sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil que estava iniciando na Mata Sul (4.4.1.). Neste projeto constou a realização de oficinas regionais temáticas, que desenvolviam temas ligados ao Desenvolvimento da Pedagogia. Foram escritos de forma didática para servir de estudo. Ler é uma forma de se apropriar da Peads.
4.4.1. Relatório sobre a Oficina Regional sobre o Projeto Político Pedagógico de uma escola rural
4.4.2. Oficina sobre a Construção de um PPP de uma Escola do Campo
4.4.3. A alimentação escolar como meio privilegiado para o ensino
4.4.4. Relatório da Oficina Regional sobre a questão rural e a escola na zona da mata
4.4.5 A Questão dos jovens que completam 15 anos no Programa Social
2.1. Introdução aos Princípios da Peads – 1997
2.2. Explicitação dos Princípios da Peads
2.3. Aprofundamento sobre as Diretrizes da Peads
4.5. OS RELATÓRIOS DE OFICINAS MUNICIPAIS SOBRE A PEDAGOGIA DE 1998
No projeto de 1998, além das oficinas regionais, a equipe ministrava oficinas nos municípios à convite destes. A temática era escolhida em função da demanda e do nível de aceitação da Peads na rede municipal. Estes relatórios eram devolvidos para os municípios como material para estudo. A leitura dos mesmos contribui muito para a compreensão da Pedagogia. Pois relatam detalhes de um processo onde as pessoas que participavam se sentiam autores da construção.
4.5.1. Relatório da Oficina de Ribeirão sobre programas sociais – 1998
4.5.2. Relatório da Oficina em Tamandaré sobre o Cotidiano na Escola
4.5.3. Relatório da Oficina em Ariquemes -RO sobre o processo de construção do conhecimento
4.5.4. Relatório das Oficinas Locais sobre Merenda Escolar
4.5.5 Oficina sobre a Peads no município de Vicência – 1998
4.5.6 FORMAÇÃO DAS PROFESSORAS DO CAMPO DE VICÊNCIA
4.6. OS RELATÓRIOS DE IMPLANTAÇÃO DA PEDAGOGIA NA REDE MUNICIPAL – 1999
O ano de 1999 foi o mais decisivo e marcante para a construção da Pedagogia. Neste ano, o Serta só formou professoras da rede de ensino destes quatro municípios que aderiram e assumiram a Peads como sendo a proposta pedagógica do município. Os relatórios são ricos em detalhes. Nos dias 29 e 30 de julho fizemos a primeira avaliação e os resultados foram surpreendentes determinando um outro futuro para a instituição e a pedagogia.