Publicações Livros e Textos

Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável (PEADS)

Este espaço foi criado para compartilhar o pensamento, a prática e a trajetória da Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável (PEADS).
Aqui você encontra livros, artigos e textos que revelam a visão transformadora do educador Abdalaziz de Moura e de todos que contribuíram com a construção dessa pedagogia voltada à vida, à comunidade e ao campo.

Cada publicação é um convite à reflexão e ao diálogo sobre educação, sustentabilidade e humanidade — temas que atravessam a história do Instituto e continuam inspirando novas gerações a aprender com o território e a cuidar do mundo com responsabilidade e amor.

1. TEXTOS SOBRE AS CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS QUE FUNDAMENTAM A PEDAGOGIA

Deixamos estes três textos separados porque são de uma mesma data, e escritos sequencialmente, para que os membros do Serta aprofundassem o significado da instituição neste período. 1995 a 1997 foram anos muito difíceis para a sobrevivência das ONG. Os recursos da Cooperação de Internacional eram destinados para outros países e recursos nacionais ainda eram raros e difícil acesso. Para manter-se viva, a Instituição precisou rever seus fundamentos. São fundamentais para entender o percurso histórico da filosofia da Peads.

A maioria já foi publicada no livro “Uma Filosofia da Educação do Campo que Faz a Diferença para o Campo” de Abdalaziz de Moura. Via Design Publicações. Recife. 2015. A numeração das páginas é deste livro. Outros textos sobre concepções filosóficas estarão mais adiante, no livro do mesmo autor “Princípios e Fundamentos da Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável”. Glória do Goitá – PE – Serta. 2003. Nestes, as ideias estão descritas de maneira sequencial, um capítulo após outro.

1.1 Como se constroem as concepções em nossas vidas
Estes textos estão no livro “UMA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO QUE FAZ A DIFERENÇA PARA O CAMPO”, nas páginas 18-28
Boa leitura
1.2 ENTENDENDO MEHOR AS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA E FILOSOFIA
Estes textos estão no livro “UMA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO QUE FAZ A DIFERENÇA PARA O CAMPO”, nas páginas 18-28
Boa leitura
1.3 FILOSOFIA E EDUCAÇÃO ESCOLAR
Estes textos estão no livro “UMA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO QUE FAZ A DIFERENÇA PARA O CAMPO”, nas páginas 42-48
Boa leitura
1.4 O PAPEL DA ARTE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR E NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
9Estes textos estão no livro “UMA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO QUE FAZ A DIFERENÇA PARA O CAMPO”, nas páginas 49-53
Boa leitura
1.5 CONCEPÇÃO DE PESSOA
Estes textos estão no livro “UMA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO QUE FAZ A DIFERENÇA PARA O CAMPO”, nas páginas 54-59.
Boa leitura
1.6 CONCEPÇÃO DE HISTÓRIA
Estes textos estão no livro “UMA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO QUE FAZ A DIFERENÇA PARA O CAMPO”, nas páginas 60-64.
Boa leitura
1.7 CONCEPÇÃO DE MUNDO E DAS RELAÇÕES ENTRE PESSOA E NATUREZA
Estes textos estão no livro “UMA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO QUE FAZ A DIFERENÇA PARA O CAMPO”, nas páginas 65-72
Boa leitura
1.8 CONCEPÇÃO SOBRE SOCIEDADE
Texto escrito para estudo com os Agentes de Desenvolvimento Local  ADL, curso ministrado pelo Serta de 2000 a 2006.   Como acontece com as concepções ...
Boa leitura
1.9 CONCEPÇÃO SOBRE SOCIEDADE
  Texto escrito para estudo com os Agentes de Desenvolvimento Local – ADL, curso ministrado pelo Serta de 2000 a 2006. Como acontece com as ...
Boa leitura
1.10 AS RELAÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO POPULAR, EDUCAÇÃO DO CAMPO E EDUCAÇÃO ESCOLAR FORMAL
Estes textos estão no livro “UMA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO QUE FAZ A DIFERENÇA PARA O CAMPO”, nas páginas 73-86.
Boa leitura
1.11EDUCAÇÃO POPULAR E EDUCAÇÃO DO CAMPO, O QUE TEM HAVER UMA COM A OUTRA
Estes textos estão no livro “UMA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO QUE FAZ A DIFERENÇA PARA O CAMPO”, nas páginas 152-162.
Boa leitura
1.12 MOVIMENTOS SOCIAIS E O CURSO DE AGROECOLOGIA
Texto escrito em janeiro de 2014 para aula sobre os Introdução à História Movimentos Sociais do Campo no curso técnico de Agroecologia. Nesse texto vamos ...
Boa leitura
1.13. CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO NA PEADS
Estes textos estão no livro “UMA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO QUE FAZ A DIFERENÇA PARA O CAMPO”, nas páginas 128-137
Boa leitura
1.14. Construção do Itinerário Curricular da Formação dos Agentes de Desenvolvimento Local
Apresentação Todo educador/a do Serta precisa conhecer essa história, ter domínio sobre a mesma e aprender a relacionar sua atuação pedagógica a esse processo. O ...
Boa leitura
1.15. Oficina sobre o Currículo da Peads
CURSO SOBRE EDUCAÇÃO DO CAMPO Glória do Goitá – 10 a 12 de abril 2017 ESQUENTANDO AS IDEIAS E PROBLEMATIZANDO A QUESTÃO SOBRE O CURRÍCULO ...
Boa leitura
1.16 OS RESULTADOS E OS IMPACTOS DA AVALIAÇÃO ESCOLA NA PEADS
Estes textos estão no livro “UMA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO QUE FAZ A DIFERENÇA PARA O CAMPO”, nas páginas 138-145
Boa leitura
1.17 A DIMENSÃO FILOSÓFICA DA PEADS E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM
Estes textos estão no livro “UMA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO QUE FAZ A DIFERENÇA PARA O CAMPO”, nas páginas 146-151
Boa leitura
1.18 NOSSA CONCEPÇÃO DE DESENVOLVIMENTOSUSTENTÁVEL – EM QUE ELA É DIFERENTE
Estes textos estão no livro “UMA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO QUE FAZ A DIFERENÇA PARA O CAMPO”, nas páginas 163-170
Boa leitura
1.19. Educação do Campo e Juventude Rural – 2005
SUGESTÕES SOBRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO PARAA REVISTA ONDA DO GRUPO VOTORANTIMA EDUCAÇÃO DO CAMPO E JUVENTUDE RURAL   Há um elemento cultural que pesa ...
Boa leitura
1.21. O que não Pode Deixar de Ser Considerado na Educação do Campo – 2005
SUGESTÕES SOBRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO PARAA REVISTA ONDA DO GRUPO VOTORANTIM A EDUCAÇÃO DO CAMPO E A JUVENTUDE RURAL Há um elemento cultural que ...
Boa leitura

Esta sequência de textos inclui cinco temáticas que se complementam para a compreensão da Pedagogia. São apresentações feitas sobre a Pedagogia ou sobre o Serta, em eventos, seminários ou para publicações de livros (1). A segunda temática “Construção de Conhecimento” vem sendo muito discutida desde o início da construção da Pedagogia, como uma demanda das professoras, para entender como é que elas poderiam fazer diferente, do que ser mera repetidora de conhecimento (2). A terceira temática refere-se a Escolas, que adotaram a Peads, que contribuíram com esta construção (3). A quarta são as Fichas Pedagógicas, instrumento didático utilizado na metodologia de quem desenvolve a Pedagogia. Alguns exemplos e orientações sobre como fazer (4). E por último, a temática da metodologia, elemento indispensável para o desenvolvimento desta Pedagogia, desenvolvida pelo autor com a colaboração dos mais diversos autores, colaboradores, professoras.

2.1. Introdução aos Princípios da Peads – 1997
INTRODUÇÃO AOS PRINCÍPIOS DA PEADS DOCUMENTOS DE 1997 – 1    Série: Estudo Doc. 01. janeiro de 1997 O SERTA SAI RENOVADO DA ASSEMBLÉIA FINAL ...
Boa leitura
2.2. Explicitação dos Princípios da Peads
  INTRODUÇÃO AOS PRINCÍPIOS DA PEADS DOCUMENTOS DE 1997 – 2    Série: Estudo 02  Doc. 02. fevereiro de 1997 OS PRINCÍPIOS QUE ORIENTAM A ...
Boa leitura
2.3. Aprofundamento sobre as Diretrizes da Peads
APROFUNDAMENTO SOBRE AS DIRETRIZES DO SERTA Editado por Abdalaziz de Moura Publicado: abdalazizdemoura.com.br Série: Estudo Doc. 03. abril de 1997 Quem se lembra da Assembleia ...
Boa leitura

Deixamos estes três textos separados porque são de uma mesma data, e escritos sequencialmente, para que os membros do Serta aprofundassem o significado da instituição neste período. 1995 a 1997 foram anos muito difíceis para a sobrevivência das ONG. Os recursos da Cooperação de Internacional eram destinados para outros países e recursos nacionais ainda eram raros e difícil acesso. Para manter-se viva, a Instituição precisou rever seus fundamentos. São fundamentais para entender o percurso histórico da filosofia da Peads.

3.1. APRESENTAÇÕES SOBRE A PEADS

Foram apresentações feitas sobre a Pedagogia para públicos externos. Vão contribuir para quem pretende ter uma visão geral da Pedagogia. No entanto, para aprofundar o conhecimento da Pedagogia é necessário a leitura de outros textos que têm mais detalhes sobre a mesma.

3.1.1 .O QUE É O SERTA E O QUE É A PEADS
QUE É O SERTA - SERVIÇO DE TECNOLOGIA ALTERNATIVA E O QUE É A PEADS – PROGRAMA EDUCACIONAL DE APOIO AO DESENVOLVI-MENTO SUSTENTÁVEL.   Texto ...
Boa leitura
3.1.2 O que é a Peads e o que é o Serta
Estes textos estão no livro “LIVRO PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS DA PEADS ”, nas páginas 15-20
Boa leitura
3.1.3 FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DAS EXPERIÊNCIAS DA PEADS (PE) E DO CAT (CONHECER, ANALISAR E TRANSFORMAR – BA)
Estes textos estão no livro “LIVRO PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS DA PEADS ”, nas páginas 171-182
Boa leitura
3.1.4. Apresentação da Peads para Programa Educar
TEXTO PARA O PROGRAMA EDUCAR SOBRE APRESENTAÇÃO DA PEADS 2004   Quem procura aperfeiçoar as condições do ensino das escolas públicas ou de outros espaços ...
Boa leitura
3.1.6 APRESENTAÇÃO DA PEADS PARA UDIME
O foco dessa apresentação é abordar a Educação do Campo a partir de um en-foque filosófico. Vamos nos perguntar: A escola como instituição, lugar e ...
Boa leitura

A questão da Produção do Conhecimento foi uma temática muito presente nos primeiros anos da construção da Pedagogia. Compreender como se processa e se constrói o Conhecimento era uma reflexão necessária para as primeiras professoras formadas na Pedagogia, pois as Concepções de Educação nas quais eram formadas supunham o Conhecimento como dado, pronto, construído por outros autores, que não elas, nem o público de suas comunidades. E para entender a Peads era necessário entender o conhecimento como processo.

3.2.1 O PAPEL DA CURIOSIDADE E DA PERGUNTA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
"UMA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO QUE FAZ A DIFERENÇA PARA O CAMPO”, nas páginas 217-220
Boa leitura
3.2.2. O Processo de produção de conhecimento
Texto também, escrito em 1997 para formação de professoras do PETI sobre o tema. 1.1 .PRIMEIRO RELATO SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Dona Duda é ...
Boa leitura
3.2.3. A Produção e o Acúmulo de conhecimento – 1995
A PRODUÇÃO E O ACÚMULO DE CONHECIMENTO – AGOSTO DE   1995 Na avaliação do primeiro semestre de 1995, por ocasião do encontro intermunicipal das professoras ...
Boa leitura
3.2.4. Retomada das aulas – Programa Educar – A produção de Conhecimento
Boa leitura
3.2.5. Apresentação dos Instrumentos de Monitoramento
UMA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO QUE FAZ A DIFERENÇA PARA O CAMPO”, nas páginas 304-315
Boa leitura
3.2.6. Roteiro para a construção de um Projeto Político Pedagógico
Texto escrito em 2009 para atender a demanda de professoras do campo interessadas em discutir a questão na escola.Esse roteiro divide-se em cinco partes que ...
Boa leitura

Textos que vão ajudar a compreensão do cotidiano de uma Escola que desenvolve a Pedagogia. Como funciona, como se organiza, como as disciplinas e áreas de conhecimento se distribuem. Inicialmente foram de Escolas do Campo. Os relatórios das oficinas vão contribuir também para a compreensão do cotidiano de uma Escola que adota com a comunidade escolar a Pedagogia.

3.3.1. O Conceito de Escola de Referência que trabalhamos
“UMA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO QUE FAZ A DIFERENÇA PARA O CAMPO”, nas páginas 261- 264
Boa leitura
3.3.2. Exemplo de uma Escola de Referência segundo a Peads
“UMA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO QUE FAZ A DIFERENÇA PARA O CAMPO”, nas páginas 265-269
Boa leitura
3.3.3. Que relações de cooperação são possíveis entre as famílias e a escola
“UMA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO QUE FAZ A DIFERENÇA PARA O CAMPO”, nas páginas 297-305
Boa leitura
3.3.4. Currículo no PPP do Curso Técnico de Agroecologia
PRIMEIRA PARTE – OS COMPONENTES DO CURRÍCULO NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE AGROEOCLOGIA DO SERTA  PRINCÍPIOS FILOSÓFICOSO SERTA com 26 anos de vida ...
Boa leitura
2.1. Introdução aos Princípios da Peads – 1997
INTRODUÇÃO AOS PRINCÍPIOS DA PEADS DOCUMENTOS DE 1997 – 1    Série: Estudo Doc. 01. janeiro de 1997 O SERTA SAI RENOVADO DA ASSEMBLÉIA FINAL ...
Boa leitura
2.2. Explicitação dos Princípios da Peads
  INTRODUÇÃO AOS PRINCÍPIOS DA PEADS DOCUMENTOS DE 1997 – 2    Série: Estudo 02  Doc. 02. fevereiro de 1997 OS PRINCÍPIOS QUE ORIENTAM A ...
Boa leitura
2.3. Aprofundamento sobre as Diretrizes da Peads
APROFUNDAMENTO SOBRE AS DIRETRIZES DO SERTA Editado por Abdalaziz de Moura Publicado: abdalazizdemoura.com.br Série: Estudo Doc. 03. abril de 1997 Quem se lembra da Assembleia ...
Boa leitura

As Fichas Pedagógicas são os instrumentos didáticos para desenvolver a Pedagogia. Constituem o material didático básico para qualquer processo educativo da Peads. As primeiras Fichas Pedagógicas constavam de três etapas metodológicas de 1994 a 1997. Depois foi agregada mais uma etapa que é a de Avaliação e Sistematização. As Fichas Pedagógicas garantem a articulação entre os Princípios Filosóficos e as Ações Transformadoras, articulando os conhecimentos e as didáticas necessárias para uma efetiva Educação Transformadora. São textos para serem estudados e não apenas lidos. Os três Censos (Agropecuário, Populacional, Ambiental) constam no livro “Princípios e Fundamentos da Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável”. A indicação das páginas é deste livro.

3.4.1. Sugestões para preparação de Fichas Pedagógicas
Texto de fevereiro de 1996. A FICHA PEDAGÓGICA é um instrumento didático muito usado na Peads — Proposta Pedagógica de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável. No ...
Boa leitura
3.4.2. Ficha Pedagógica – Censo Agropecuário
“PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS DA PEADS”, nas páginas 159-198
Boa leitura
3.4.3. Ficha Pedagógica – Censo Populacional
LIVRO “PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS DA PEADS” PG 133-158
Boa leitura
3.4.4. Ficha Pedagógica – Censo Ambiental
LIVRO “PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS DA PEADS” PG 199-212
Boa leitura
3.4.5.1. Fichas Pedagógicas, 1, 2, 3, 4, 5, segunda unidade
PROPOSTA EDUCAÇÃO RURAL – PERCAPACITAÇÃO DE PROFESSORAS MUNICIPAIS RURAISFICHAS PEDAGÓGICAS PARA A SEGUNDA UNIDADE – INÍCIO DE INVERNOTEMA GERAL: OS SERVIÇOS REALIZADOS NO INVERNOFICHA PEDAGÓGICA ...
Boa leitura
3.4.5.2. Fichas Pedagógicas 1, 2 – terceira unidade
TERCEIRA UNIDADE ESTUDANDO A PRODUÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR DURANTE O INVERNO Ficha 03. OBJETIVO DESTA FICHA Levar os alunos com as famílias e professoras a ...
Boa leitura
3.4.5.3. Fichas Pedagógicas 3, 4, 5, terceira unidade
  PEADS – TERCEIRA UNIDADE A PRODUÇÃO QUE O INVERNO DEIXOU Ficha 03. OBJETIVO DESTA FICHA   Levar os alunos com as famílias e professoras ...
Boa leitura

A Metodologia faz o caminho entre os elementos que compõem o Currículo da Pedagogia: Os Princípios Filosóficos, os Conhecimentos, As Didáticas e as Ações Transformadoras. Sem a Metodologia a Pedagogia não se desenvolve. Para conhecer a Peads é fundamental apropriar-se da Metodologia. Todos estes textos tratam da mesma. A numeração das páginas do primeiro texto é do livro “Princípios e Fundamentos…” e dos demais é do livro “Uma Filosofia da Educação do Campo… Onde não há citação de páginas, os textos ainda não estão publicados em livro.

3.5. Textos sobre a Metodologia da Peads
3.5.1. Metodologia da Peads segundo o libro Princípios e Fundamentos da Peads
LIVRO PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS DA PEADS PG 97-123
Boa leitura
3.5. Textos sobre a Metodologia da Peads
3.5.2. Aprofundando a Metodologia da Peads
LIVRO “UMA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO QUE FAZ A DIFERENÇA - PG 244-253
Boa leitura
3.5. Textos sobre a Metodologia da Peads
3.5.3. Os componentes do Currículo – PPP do Curso Técnico de Agroecologia
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO TÉCNICO DE AGROECOLOGIA MINISTRADO PELO SERTA – SERVIÇO DE TECNOLOGIA ALTERNATIVA PRIMEIRA PARTE – OS COMPONENTES DO CURRÍCULO 3.1. OS ...
Boa leitura
3.5. Textos sobre a Metodologia da Peads
3.5.4. O Fluxo da Metodologia no Curriculo do Curso – PPP do Curso Técnico de Agroecologia
3.5 O CICLO E O FLUXO DA METODOLOGIA NO CURSO – PPP DO CURSO TÉCNICO DE AGROECOLOGIA – II PARTE   Esses quatro componentes se ...
Boa leitura
3.5. Textos sobre a Metodologia da Peads
3.5.5. o que eu fiz com a pesquisa e o que a pesquisa fez em mim
LIVRO “UMA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPPO QUE FAZ A DIFERENÇA PARA O CAMPO – PG 226-239
Boa leitura
3.5. Textos sobre a Metodologia da Peads
3.5.6. A importância da Pesquisa e suas descobertas
LIVRO “UMA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO QUE FAZ A DIFERENÇA PARA O CAMPO – PG 240-241
Boa leitura
3.5. Textos sobre a Metodologia da Peads
3.5.7. Aprendendo a ser curioso através da Pesquisa
LIVRO “UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO QUE FAZ A DIFERENÇA PARA O CAMPO” PG 242-243
Boa leitura
3.5. Textos sobre a Metodologia da Peads
3.5.8. O massacre dos estudantes no RJ – Aplicação da PEADS no meio urbano
LIVRO “UMA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO QUE FAZ A DIFERENÇA PARA O CAMPO” PG 316-323
Boa leitura
2. Três textos filosóficos de 1997
2.1. Introdução aos Princípios da Peads – 1997
INTRODUÇÃO AOS PRINCÍPIOS DA PEADS DOCUMENTOS DE 1997 – 1    Série: Estudo Doc. 01. janeiro de 1997 O SERTA SAI RENOVADO DA ASSEMBLÉIA FINAL ...
Boa leitura
2. Três textos filosóficos de 1997
2.2. Explicitação dos Princípios da Peads
  INTRODUÇÃO AOS PRINCÍPIOS DA PEADS DOCUMENTOS DE 1997 – 2    Série: Estudo 02  Doc. 02. fevereiro de 1997 OS PRINCÍPIOS QUE ORIENTAM A ...
Boa leitura
2. Três textos filosóficos de 1997
2.3. Aprofundamento sobre as Diretrizes da Peads
APROFUNDAMENTO SOBRE AS DIRETRIZES DO SERTA Editado por Abdalaziz de Moura Publicado: abdalazizdemoura.com.br Série: Estudo Doc. 03. abril de 1997 Quem se lembra da Assembleia ...
Boa leitura

A construção desta Pedagogia como de qualquer outra é histórica, social, dentro de um contexto político, econômico. Insistimos que esta evolução possa ser acompanhada e conhecida por quem quiser se aprofundar no conhecimento da Peads, percebendo e sentindo como foram seus passos. São documentos de valor não só histórico, mas também pedagógico. Muitos fatores, pessoas, instituições, práticas e experiências participaram desta construção. Para facilitar estamos apresentando em seis subtemas.

4.1. TEXTOS QUE PRECEDERAM A CONSTRUÇÃO DA PEDAGOGIA E QUE ABRIRAM CAMINHOS – 1990/1991/1992

Estes textos precederam os demais sobre a Pedagogia. Criaram o clima e o ambiente e vislumbraram as primeiras intuições para se pensar na Educação Escolar quando se pretende alcançar o desenvolvimento. São três textos, cada um de um ano de quando o Serta começou a existir. “A Pequena Produção no Nordeste, a Eterna Marginal” foi resultado de um estudo sobre a Agricultura Familiar desde a colonização e os desafios que ela implica para quem pretende pensar o Desenvolvimento Sustentável. “Sugestões para um Plano Municipal de Desenvolvimento” foi o primeiro esforço para pensar Políticas Públicas para o Desenvolvimento.

4.1.2. Sugestões para um Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal – 1992
A CONSERVAÇÃO E A ADUBAÇÃO DOS SOLOS E O MUNICÍPIO A QUESTÃO OU O PROBLEMA O cansaço e o esgotamento do solo é uma questão ...
Boa leitura

Na construção da Pedagogia, os primeiros desafios foram escritos e transformados em textos para a formação de Professoras do Campo. Até este período o Serta ainda não trabalhava diretamente com formação de adolescentes e jovens do campo. Conservamos no mesmo estilo e formato da época, do tempo que ainda não se dispunha nem de computador, para que se observe a dimensão histórica e processual da Peads, sempre se reconstruindo na medida em que se praticava e cada prática contribuía com os elementos teóricos. Recomendamos verificar o tempo de cada texto, épocas que ainda não se falava em Educação do Campo e o autor já desenvolvia questões desta natureza.

4.2.1. Primeiros Textos sobre os Princípios da Educação do Campo
LIVRO “UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO QUE FAZ A DIFERENÇA PARA O CAMPO” PG 183-189
Boa leitura
4.2.2. Ingegração do Agente Comunitário de Saúde no processo educativo
LIVRO “UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO QUE FAZ A DIFERENÇA PARA O CAMPO” PG 183-189
Boa leitura
4.2.3. A Matemática na Educação do Campo
LIVRO “UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO QUE FAZ A DIFERENÇA PARA O CAMPO” PG 277-281
Boa leitura
4.2.4. Histórico da Proposta de Educação do Campo
HISTÓRICO DA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO   É um texto de 1995, que se refere à História da Proposta de Educação do Campo construída ...
Boa leitura

Textos que vão ajudar a compreensão do cotidiano de uma Escola que desenvolve a Pedagogia. Como funciona, como se organiza, como as disciplinas e áreas de conhecimento se distribuem. Inicialmente foram de Escolas do Campo. Os relatórios das oficinas vão contribuir também para a compreensão do cotidiano de uma Escola que adota com a comunidade escolar a Pedagogia.

4.3.1. Primeira Feira Municipal de Educação do Campo – Surubim – 1995
Livro “UMA FILSOFIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO QUE FAZ A DIFERENÇA PARA O CAMPO” PG 337-340
Boa leitura
4.3.2. Situação da Educação do Campo em Surubim – 1996
LIVRO “UMA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO QUE FAZ A DIFERENÇA PARA O CAMPO” – PG 351-354
Boa leitura
4.3.3. Primeiro histórico da Proposta de Educação do Campo -1995
LIVRO “UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO QUE FAZ A DIFERENÇA PARA O CAMPO” PG 331-335
Boa leitura
4.3.4. Relatório da Implantação da Proposta de Educação do Campo 1993-94
RELATÓRIO DA IMPLANTAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA PELO AUTOR PARA O ENSINO FUNDAMENTAL RURAL NO MUNICÍPIO Outro texto histórico que fala das atividades em Educação ...
Boa leitura
4.3.5. Relatório do encontro intermunicipal – 1995
LIVRO “UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO QUE FAZ A DIFERENÇA PARA O CAMPO” PG 355-362
Boa leitura
4.3.6. Relarório do encontro interestadual – 1995
LIVRO “UMA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO QUE FAZ A DIFERENÇA PARA O CAMPO” PG 363-378
Boa leitura
4.3.7. Formação com as Professoras de Chã Grande – PE – 1995
LIVRO “UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO QUE FAZ A DIFERENÇA PARA O CAMPO” PG 379-289
Boa leitura

Só nove anos depois de sua criação, o Serta recebeu o primeiro projeto para desenvolver a Pedagogia nas Escolas do Campo de municípios da zona da mata de Pernambuco. Este projeto foi resultado de um diagnóstico que o Serta fez sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil que estava iniciando na Mata Sul (4.4.1.). Neste projeto constou a realização de oficinas regionais temáticas, que desenvolviam temas ligados ao Desenvolvimento da Pedagogia. Foram escritos de forma didática para servir de estudo. Ler é uma forma de se apropriar da Peads.

4.4.1. Relatório sobre a Oficina Regional sobre o Projeto Político Pedagógico de uma escola rural
A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA RURALRelatório de duas oficinas, uma municipal 14 e 15 de agosto de 1998 e outra regional ...
Boa leitura
4.4.2. Oficina sobre a Construção de um PPP de uma Escola do Campo
A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA RURAL Relatório de duas oficinas, uma municipal 14 e 15 de agosto de 1998 e outra ...
Boa leitura
4.4.3. A alimentação escolar como meio privilegiado para o ensino
RELATÓRIO DE TRÊS OFICINAS LOCAIS – ABRIL DE 1998 RELATÓRIO DAS OFICINAS LOCAIS SOBRE A ALIMENTAÇÃO ESCOLAR, COMO MEIO PRIVILEGIADO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM ...
Boa leitura
4.4.4. Relatório da Oficina Regional sobre a questão rural e a escola na zona da mata
A QUESTÃO DO MEIO RURAL NA ZONA DA MATA E A ESCOLA RELATÓRIO DA OFICINA REGIONAL 03 – PALMARES, 06, 07, 08 de maio de ...
Boa leitura
4.4.5 A Questão dos jovens que completam 15 anos no Programa Social
A QUESTÃO DOS ADOLESCENTES QUE COMPLETAM 15 ANOS NO PROGRAMA DA BOLSA ESCOLA RELATÓRIO DA OFICINA REGIONAL – CABO DE SANTO AGOSTINHO – 21 E ...
Boa leitura
2.1. Introdução aos Princípios da Peads – 1997
INTRODUÇÃO AOS PRINCÍPIOS DA PEADS DOCUMENTOS DE 1997 – 1    Série: Estudo Doc. 01. janeiro de 1997 O SERTA SAI RENOVADO DA ASSEMBLÉIA FINAL ...
Boa leitura
2.2. Explicitação dos Princípios da Peads
  INTRODUÇÃO AOS PRINCÍPIOS DA PEADS DOCUMENTOS DE 1997 – 2    Série: Estudo 02  Doc. 02. fevereiro de 1997 OS PRINCÍPIOS QUE ORIENTAM A ...
Boa leitura
2.3. Aprofundamento sobre as Diretrizes da Peads
APROFUNDAMENTO SOBRE AS DIRETRIZES DO SERTA Editado por Abdalaziz de Moura Publicado: abdalazizdemoura.com.br Série: Estudo Doc. 03. abril de 1997 Quem se lembra da Assembleia ...
Boa leitura

No projeto de 1998, além das oficinas regionais, a equipe ministrava oficinas nos municípios à convite destes. A temática era escolhida em função da demanda e do nível de aceitação da Peads na rede municipal. Estes relatórios eram devolvidos para os municípios como material para estudo. A leitura dos mesmos contribui muito para a compreensão da Pedagogia. Pois relatam detalhes de um processo onde as pessoas que participavam se sentiam autores da construção.

4.5.1. Relatório da Oficina de Ribeirão sobre programas sociais – 1998
  RELATÓRIO DA PRIMEIRA OFICINA LOCAL – RIBEIRÃO/PE – 10 e 11 /11/98 A IMPORTÂNCIA DOS PROGRAMAS SOCIAIS NO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO – PE APRESENTAÇÃO ...
Boa leitura
4.5.2. Relatório da Oficina em Tamandaré sobre o Cotidiano na Escola
RELATÓRIO DA PRIMEIRA OFICINA LOCAL – RIBEIRÃO/PE – 10 e 11 /11/98 A IMPORTÂNCIA DOS PROGRAMAS SOCIAIS NO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO – PE APRESENTAÇÃO Durante ...
Boa leitura
4.5.3. Relatório da Oficina em Ariquemes -RO sobre o processo de construção do conhecimento
1. HISTÓRICO E CONTEXTO DA VIAGEM DO AUTOR À RONDÔNIA MUNICÍPIO DE ARIQUEMES Nas discussões sobre a implantação do Programa Criança Cidadã/ Bolsa Escola no ...
Boa leitura
4.5.4. Relatório das Oficinas Locais sobre Merenda Escolar
A ALIMENTAÇÃO ESCOLAR, COMO MEIO PRIVILEGIADO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM Relatório de três oficinas municipais CONTEXTUALIZAÇÃO Este relatório diz respeito a três oficinas realizadas ...
Boa leitura
4.5.5 Oficina sobre a Peads no município de Vicência – 1998
FORMAÇÃO DAS PROFESSORAS DO CAMPO DE VICÊNCIA – PE A CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA PEDAGOGIA NO MUNICÍPIO No ano de 1998 o SERTA realizou oficinas de ...
Boa leitura
4.5.6 FORMAÇÃO DAS PROFESSORAS DO CAMPO DE VICÊNCIA
FORMAÇÃO DAS PROFESSORAS DO CAMPO DE VICÊNCIA – PE A CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA PEDAGOGIA NO MUNICÍPIO No ano de 1998 o Serta realizou oficinas de ...
Boa leitura

O ano de 1999 foi o mais decisivo e marcante para a construção da Pedagogia. Neste ano, o Serta só formou professoras da rede de ensino destes quatro municípios que aderiram e assumiram a Peads como sendo a proposta pedagógica do município. Os relatórios são ricos em detalhes. Nos dias 29 e 30 de julho fizemos a primeira avaliação e os resultados foram surpreendentes determinando um outro futuro para a instituição e a pedagogia.

4.6.1. Relatório 1 etapa – consórcio dos municípios 1999
CONSÓRCIO DOS MUNICÍPIOS NA ZONA DA MATA – PE Catende, Panelas, São Benedito do Sul, Vicência RELATÓRIO DA PRIMEIRA ETAPA DA CAPACITAÇÃO Fevereiro a maio ...
Boa leitura
4.6.2. Relatório 2ª etapa – consórcio dos municípios 1999
CONSÓRCIO DOS MUNICÍPIOS NA ZONA DA MATA – PE Catende, Panelas, São Benedito do Sul e Vicência RELATÓRIO DA SEGUNDA ETAPA DA CAPACITAÇÃO Maio e ...
Boa leitura
4.6.3. Relatório 3ª etapa – consórcio dos municípios 1999
. CONSÓRCIO DOS MUNICÍPIOS NA ZONA DA MATA – PE Catende Panelas São Benedito do Sul Vicência RELATÓRIO DA TERCEIRA ETAPA DA CAPACITAÇÃO E DOCUMENTO ...
Boa leitura
4.6.4. Relatório 4ª etapa – consórcio dos municípios 1999
RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO CONSÓRCIO PARA FORMAÇÃO DE EQUIPES DE REEDIÇÃO DA PROPOSTA CONSÓRCIO DOS MUNICÍPIOS NA ZONA DA MATA – PE RELATÓRIO DA QUARTA ...
Boa leitura
4.6.5. Relatório 5ª etapa – consórcio dos municípios 1999
RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO CONSÓRCIO PARA FORMAÇÃO DE EQUIPES DE REEDIÇÃO DA PROPOSTA CONSÓRCIO DOS MUNICÍPIOS NA ZONA DA MATA – PE RELATÓRIO DA QUINTA ...
Boa leitura
Rolar para cima