Projeto Flor de Mandacaru participa
V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa em Gravatá
Na última terça-feira, 11 de junho, o Projeto Flor de Mandacaru, desenvolvido pelo Instituto Abdalaziz de Moura (IAM), marcou presença na abertura da V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em Gravatá (PE). O evento reuniu representantes da gestão pública e da sociedade civil em um espaço democrático de escuta e formulação coletiva de propostas voltadas à garantia dos direitos das pessoas idosas.
A abertura da conferência contou com uma apresentação cultural protagonizada pelo grupo de dança e capoeira do Projeto Flor de Mandacaru, composto por pessoas idosas atendidas pela iniciativa. A exibição emocionou o público e simbolizou o protagonismo e a potência das múltiplas velhices, reafirmando o papel ativo da pessoa idosa na vida comunitária.
Para o Instituto Abdalaziz de Moura, ações como essa reforçam o compromisso com o envelhecimento digno, ativo e participativo, garantindo espaço de fala e decisão para um público historicamente invisibilizado. O Projeto Flor de Mandacaru é uma das iniciativas do IAM voltadas ao fortalecimento da cidadania e dos direitos humanos de pessoas idosas no agreste pernambucano.
O projeto conta com a parceria da Zoom Social (@_zoomsocial), o apoio da Prefeitura de Gravatá (@prefeituradegravata), do Conselho Municipal do Idoso e da Fundação Siemens (@fundacao_siemens), e o incentivo do Banco do Brasil (@bancodobrasil), BrasilCap (@brasilcapbr), Fami Capital (@fami.capital), Instituto XP (@instituto.xp) e Siemens Brasil (@siemensbrasil).