IAM - Pré-Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa com participantes do Projeto
Projeto Flor de Mandacaru
Na última segunda-feira, 3 de junho, o Instituto Abdalaziz de Moura (IAM), localizado em Gravatá-PE, foi palco da Pré-Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa. A atividade reuniu os participantes do Projeto Flor de Mandacaru — iniciativa voltada para pessoas com mais de 60 anos — em um momento de diálogo e construção coletiva sobre os direitos das pessoas idosas.
Durante o encontro, foram debatidos os cinco eixos temáticos que orientarão a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Os temas abordados incluíram:
Eixo 1 Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais
Eixo 2 Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa
Eixo 3 Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa
Eixo 4 Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices
Eixo 5 Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política de Estado
A Pré-Conferência teve como principal objetivo promover o protagonismo da população idosa na formulação de propostas e no fortalecimento da política pública de atendimento à pessoa idosa, valorizando a escuta e a participação cidadã.
Para o Instituto Abdalaziz de Moura, ações como essa reforçam o compromisso com o envelhecimento digno, ativo e participativo, garantindo espaço de fala e decisão para um público historicamente invisibilizado. O Projeto Flor de Mandacaru é uma das iniciativas do IAM voltadas ao fortalecimento da cidadania e dos direitos humanos de pessoas idosas no agreste pernambucano. 🤝 O projeto conta com a parceria da Zoom Social (@_zoomsocial), o apoio da Prefeitura de Gravatá (@prefeituradegravata), do Conselho Municipal do Idoso e da Fundação Siemens (@fundacao_siemens), e o incentivo do Banco do Brasil (@bancodobrasil), BrasilCap (@brasilcapbr), Fami Capital (@fami.capital), Instituto XP (@instituto.xp) e Siemens Brasil (@siemensbrasil).