1. TEXTOS SOBRE AS CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS QUE FUNDAMENTAM A PEDAGOGIA

Estes textos explicitam as Concepções Filosóficas que fundamentam a Pedagogia de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável – Peads. Foram escritos para jovens, agricultores familiares, professoras, técnicos em agroecologia, extensionistas, público inicial da formação oferecida pelo Serta. Não tem sequência lógica entre eles. O leitor escolhe de acordo com seu interesse. Quando ler é importante verificar a data que foram escritos. Foram escritos sempre com o objetivo de fortalecer as formações, oficinas, aulas, para o público indicado acima. A preocupação do autor era escrever de modo simples, numa linguagem que pudesse ser compreendida pelos participantes. A maioria já foi publicada no livro “Uma Filosofia da Educação do Campo que Faz a Diferença para o Campo” de Abdalaziz de Moura. Via Design Publicações. Recife. 2015. A numeração das páginas é deste livro. Outros textos sobre concepções filosóficas estarão mais adiante, no livro do mesmo autor “Princípios e Fundamentos da Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável”. Glória do Goitá – PE – Serta. 2003. Nestes, as ideias estão descritas de maneira sequencial, um capítulo após outro.

2 TRÊS TEXTOS DE ORDEM MAIS FILOSÓFICA QUE MARCARAM A HISTÓRIA DA PEDAGOGIA EM 1997.

Foram apresentações feitas sobre a Pedagogia para públicos externos. Vão contribuir para quem pretende ter uma visão geral da Pedagogia. No entanto, para aprofundar o conhecimento da Pedagogia é necessário a leitura de outros textos que têm mais detalhes sobre a mesma.

3.1 TEXTOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA PEDAGOGIA E APRESENTAÇÕES SOBRE A PEADS.

Foram apresentações feitas sobre a Pedagogia para públicos externos. Vão contribuir para quem pretende ter uma visão geral da Pedagogia. No entanto, para aprofundar o conhecimento da Pedagogia é necessário a leitura de outros textos que têm mais detalhes sobre a mesma.

3.2 TEXTOS SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

A questão da Produção do Conhecimento foi uma temática muito presente nos primeiros anos da construção da Pedagogia. Compreender como se processa e se constrói o Conhecimento era uma reflexão necessária para as primeiras professoras formadas na Pedagogia, pois as Concepções de Educação nas quais eram formadas supunham o Conhecimento como dado, pronto, construído por outros autores, que não elas, nem o público de suas comunidades. E para entender a Peads era necessário entender o conhecimento como processo.

3.3 TEXTOS SOBRE ESCOLAS QUE DESENVOLVEM A PEDAGOGIA

Textos que vão ajudar a compreensão do cotidiano de uma Escola que desenvolve a Pedagogia. Como funciona, como se organiza, como as disciplinas e áreas de conhecimento se distribuem. Inicialmente foram de Escolas do Campo. Os relatórios das oficinas vão contribuir também para a compreensão do cotidiano de uma Escola que adota com a comunidade escolar a Pedagogia.

3.4 FICHAS PEDAGÓGICAS PARA DESENVOLVIMENTO DA METODOLOGIA

As Fichas Pedagógicas são os instrumentos didáticos para desenvolver a Pedagogia. Constituem o material didático básico para qualquer processo educativo da Peads. As primeiras Fichas Pedagógicas constavam de três etapas metodológicas de 1994 a 1997. Depois foi agregada mais uma etapa que é a de Avaliação e Sistematização. As Fichas Pedagógicas garantem a articulação entre os Princípios Filosóficos e as Ações Transformadoras, articulando os conhecimentos e as didáticas necessárias para uma efetiva Educação Transformadora. São textos para serem estudados e não apenas lidos. Os três Censos (Agropecuário, Populacional, Ambiental) constam no livro “Princípios e Fundamentos da Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável”. A indicação das páginas é deste livro.

3.5 TEXTOS SOBRE A METODOLOGIA DA PEADS

A Metodologia faz o caminho entre os elementos que compõem o Currículo da Pedagogia: Os Princípios Filosóficos, os Conhecimentos, As Didáticas e as Ações Transformadoras. Sem a Metodologia a Pedagogia não se desenvolve. Para conhecer a Peads é fundamental apropriar-se da Metodologia. Todos estes textos tratam da mesma. A numeração das páginas do primeiro texto é do livro “Princípios e Fundamentos…” e dos demais é do livro “Uma Filosofia da Educação do Campo… Onde não há citação de páginas, os textos ainda não estão publicados em livro.

4.1 DOCUMENTOS SOBRE A HISTÓRIA DA PEADS

A Metodologia faz o caminho entre os elementos que compõem o Currículo da Pedagogia: Os Princípios Filosóficos, os Conhecimentos, As Didáticas e as Ações Transformadoras. Sem a Metodologia a Pedagogia não se desenvolve. Para conhecer a Peads é fundamental apropriar-se da Metodologia. Todos estes textos tratam da mesma. A numeração das páginas do primeiro texto é do livro “Princípios e Fundamentos…” e dos demais é do livro “Uma Filosofia da Educação do Campo… Onde não há citação de páginas, os textos ainda não estão publicados em livro.

4.2 OS PRIMEIROS TEXTOS ESCRITOS SOBRE A PEADS – 1994/1995/1996

Na construção da Pedagogia, os primeiros desafios foram escritos e transformados em textos para a formação de Professoras do Campo. Até este período o Serta ainda não trabalhava diretamente com formação de adolescentes e jovens do campo. Conservamos no mesmo estilo e formato da época, do tempo que ainda não se dispunha nem de computador, para que se observe a dimensão histórica e processual da Peads, sempre se reconstruindo na medida em que se praticava e cada prática contribuía com os elementos teóricos. Recomendamos verificar o tempo de cada texto, épocas que ainda não se falava em Educação do Campo e o autor já desenvolvia questões desta natureza.

4.3 OS PRIMEIROS RELATÓRIOS DA HISTÓRIA DA PEDAGOGIA – 1993/1994/1995

São nove documentos históricos que vão contribuir com o conhecimento da Pedagogia no seu contexto. A temática da Educação do Campo ainda não era tratada na literatura, nem na academia como Política Pública, nem nos Movimentos Sociais. Foram as primeiras intuições que depois foram ganhando consistência. É bom conhecer as raízes que dão origem e os alicerces que serviram de base para o desenvolvimento da Pedagogia. A indicação das páginas é do livro “Uma Filosofia da Educação do Campo que faz a Diferença para o Campo.

4.4 OS RELATÓRIOS DE OFICINAS REGIONAIS TEMÁTICAS COM VÁRIOS MUNICÍPIOS 1998

Na construção da Pedagogia, os primeiros desafios foram escritos e transformados em textos para a formação de Professoras do Campo. Até este período o Serta ainda não trabalhava diretamente com formação de adolescentes e jovens do campo. Conservamos no mesmo estilo e formato da época, do tempo que ainda não se dispunha nem de computador, para que se observe a dimensão histórica e processual da Peads, sempre se reconstruindo na medida em que se praticava e cada prática contribuía com os elementos teóricos. Recomendamos verificar o tempo de cada texto, épocas que ainda não se falava em Educação do Campo e o autor já desenvolvia questões desta natureza.

4.5. RELATÓRIO DAS OFICINAS MUNICIPAIS

No projeto de 1998, além das oficinas regionais, a equipe ministrava oficinas nos municípios à convite destes. A temática era escolhida em função da demanda e do nível de aceitação da Peads na rede municipal. Estes relatórios eram devolvidos para os municípios como material para estudo. A leitura dos mesmos contribui muito para a compreensão da Pedagogia. Pois relatam detalhes de um processo onde as pessoas que participavam se sentiam autores da construção.

4.6 OS RELATÓRIOS DE IMPLANTAÇÃO DA PEDAGOGIA NA REDE MUNICIPAL – 1999

O ano de 1999 foi o mais decisivo e marcante para a construção da Pedagogia. Neste ano, o Serta só formou professoras da rede de ensino destes quatro municípios que aderiram e assumiram a Peads como sendo a proposta pedagógica do município. Os relatórios são ricos em detalhes. Nos dias 29 e 30 de julho fizemos a primeira avaliação e os resultados foram surpreendentes determinando um outro futuro para a instituição e a pedagogia.

Textos em revisão!

5 TEXTOS ESCRITOS DURANTE O PERÍODO DE FORMAÇÃO DE JOVENS AGENTES DE DESENVOLVIMENTO LOCAL – 2000-2005

Até o ano 2000, as atividades de Formação com a Peads eram com agricultores/as familiares e com professoras do campo das redes municipais. A partir de 2000 o Serta assumiu a formação direta de adolescentes e jovens aplicando a Peads. Estes textos são reflexões com os adolescentes sobre a prática dos mesmos na atuação junto às comunidades locais, prefeituras e famílias. Esta formação tornou-se uma grande referência para a construção das políticas públicas para e com as juventudes nos níveis municipais, estaduais e nacional.

6 TEXTOS DO PRIMEIRO LIVRO SOBRE OS PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS DA PEADS – 2003-2005

Texto do primeiro livro e esforço de sistematização da Pedagogia, como nasceu, se desenvolveu e se instalou. Os fundamentos teóricos, os autores que ajudaram na construção. O texto sobre a metodologia está no item da Metodologia e as Fichas Pedagógicas com os três censos (agropecuário, populacional e ambiental) estão no item sobre as Fichas Pedagógicas.Texto do primeiro livro e esforço de sistematização da Pedagogia, como nasceu, se desenvolveu e se instalou. Os fundamentos teóricos, os autores que ajudaram na construção. O texto sobre a metodologia está no item da Metodologia e as Fichas Pedagógicas com os três censos (agropecuário, populacional e ambiental) estão no item sobre as Fichas Pedagógicas.

7 TEXTO DO SEGUNDO LIVRO “MÚLTIPLOS OLHARES DE UMA CAMINHADA PEDAGÓGICA – PEADS” – 2006

Texto do primeiro livro e esforço de sistematização da Pedagogia, como nasceu, se desenvolveu e se instalou. Os fundamentos teóricos, os autores que ajudaram na construção. O texto sobre a metodologia está no item da Metodologia e as Fichas Pedagógicas com os três censos (agropecuário, populacional e ambiental) estão no item sobre as Fichas Pedagógicas.

Rolar para cima