O Projeto Baraúna Fase II

O ENCONTRO DOS DIREITOS DA CRIANÇA COM
OS DIREITOS DA NATUREZA NA CIDADE DE GRAVATÁ–PE

Desde o dia 6 de abril de 2024, teve início a fase II do Projeto BARAÚNA, O ENCONTRO DOS DIREITOS DA CRIANÇA COM OS DIREITOS DA NATUREZA NA CIDADE DE GRAVATÁ – PERNAMBUCO. As ações são realizadas em um espaço pedagógico alugado pelo Instituto Abdalaziz de Moura - IAM, no centro do Bairro Alpes Suíços de Gravatá. Este espaço fica mais equidistante das pessoas que participam tanto do Projeto Baraúna, como do Projeto Flor de Mandacaru com as pessoas idosas.

A mudança não foi apenas de local e espaço, mas de outras dimensões. Agora são 40 crianças e adolescentes, as atividades pedagógicas se distribuem por 4 dias, antes eram 3 dias com 30 crianças. As oficinas de Música e Percussão, como as de Capoeira, cada uma tem um dia específico, e dois dias são dedicados aos encontros gerais. A equipe pedagógica também se ampliou com uma dupla de educadores sociais e uma de oficineiros e uma merendeira.

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As atividades das oficinas de Percussão e Capoeira serão realizadas na Praça Central, quando esta for reinaugurada pelo governo municipal, por ter um espaço mais amplo para dar mais visibilidade aos objetivos do Projeto diante das pessoas que passam e olham a participação das crianças, o desempenho, o envolvimento e desenvolverão mais curiosidades: que Projeto é este? Quem mantém? Quem faz parte? Como se faz para participar?

O objetivo principal deste Projeto continua o mesmo, Desenvolver o Protagonismo das Crianças e Adolescentes, a partir da conquista e garantia dos seus direitos e os direitos da natureza. Possibilitando que as pessoas se descubram sujeitos de direito e não de favores e neste processo, adquiram a consciência que a Natureza também tem direitos que precisam ser respeitados pelos humanos.

As atividades pedagógicas seguem um roteiro pedagógico dentro da Pedagogia de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável - PEADS, sistematizada pelo Educador Abdalaziz de Moura. Significa que todas seguem um Currículo, que define Fundamentos Filosóficos, que prioriza determinados Conhecimentos de naturezas diversas e que escolhe Didáticas para edificar os Fundamentos e aprender os Conhecimentos, de forma que leve a Ações Concretas de Mudança na vida das pessoas e famílias.

São atividades que geram processos pedagógicos inovadores, mudanças de concepções, atitudes individuais e coletivas no território onde estão as crianças e adolescentes. Daí a insistência que façam pesquisas sobre o território, aprofundem os dados das pesquisas realizadas por elas e devolvam para as famílias e a comunidade o que estas pesquisas foram capazes de provocar na vida de quem participa do Projeto. Este fluxo transborda do grupo para as famílias, a escola, a comunidade.

Então, brincar, jogar, tocar, dançar, estudar, ler, festejar, participar têm um sentido que ultrapassa a própria atividade didática, lúdica, recreativa, esportiva, cultural, que vai da ação mais simples e cotidiana aos princípios fundamentais, e vice-versa. O que é experimentado, vivido, sentido vai passando por um processo para também chegar ao pensado, refletido e sistematizado.

As famílias trazem as notícias dos comentários em casa sobre o Projeto, do encantamento que passam a ter pelo que se conversa, se estuda, se aprende, se diverte quando estão juntos nas atividades pedagógicas. E narram as posturas novas que assumem, em termo de responsabilidade, de participação, de comunicação, de iniciativas, que passam a ter pelo fato de participar do Projeto.

A Metodologia da Pedagogia Peads dá conta destas interações entre a pesquisa, a análise dos dados, os conhecimentos produzidos e as novas atitudes assumidas A por quem vai se envolvendo no processo. No final do Projeto todo este processo vai passar por uma avaliação e uma sistematização, ajudando que cada sujeito, autor, ator participante se aproprie de forma cada vez mais consciente do processo em curso.

A FASE II do Projeto Baraúna é financiado pelo Instituto Solea, em 71% de suas despesas durante três anos, 2024, 2025 e 2026. O Instituto Abdalaziz de Moura, executor do Projeto fica com a tarefa de conquistar os 29% restante com outras parcerias e outras fontes de recurso, privadas ou públicas.

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Projeto Baraúna Fasse I

2023

Este vídeo apresenta o Projeto Baraúna: o encontro dos Direitos das Crianças e Adolescentes com os Direitos da Natureza, executado pelo Instituto Abdalaziz de Moura em sua sede em Gravatá, bairro Santana. O Projeto foi executado entre fevereiro e novembro de 2023, com recursos do Fundo da Infância de Gravatá, captado junto a Empresa Hidromet de Minas Gerais. Aproveitamos da oportunidade para agradecer a todas as pessoas e instituições que de uma forma ou de outra se envolveram neste esforço. Abdalaziz de Moura - Conselheiro Presidente do Instituto

Financiador

hidromet

Apoio

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