Artigo (PEADS): relatos de uma construção histórica é publicado

Na “Revista Contribuciones a las Ciencias Sociales” – Volume 16, Nº 12.

Artigo “Pedagogia de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável (PEADS)”: relatos de uma construção histórica é publicado na “Revista Contribuciones a las Ciencias Sociales” – Volume 16, Nº 12.

Germano de Barros Ferreira

A revista Contribuciones a las Ciencias Sociales tem publicado vários artigos de pesquisas no campo da interdisciplinaridade, na perspectiva epistemológica da complexidade, holística, sistêmica e integral sobre as realidades estudadas. O Artigo Pedagogia de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável (PEADS): relatos de uma construção histórica, dos autores Germano de Barros Ferreira, Ana Maria Dubeux Gervais, Andréa Alice da Cunha Farias, Maria Norma Ribeiro, Juciany Medeiros de Araújo e Paulo José de Santana, traz as principais fundamentais teóricas e experiências práticas que inspiraram Abdalaziz de Moura, para criação da Pedagogia e estruturação do seu currículo para Ação Transformada das pessoas e seus territórios.

Dentre os autores deste artigo, Germano de Barros, Andréa Alice e Paulo José de Santana são Sócios-Fundadores do Instituto Abdalaziz de Moura, instituição criada para disseminar a (PEADS) e cuidar do patrimônio político pedagógico do professor Abdalaziz de Moura.

Sinopse

A Pedagogia  de  Apoio  do  Desenvolvimento  Sustentável  (PEADS),  tem  contribuído  com  os processos de desenvolvimento territorial. A centralidade da pedagogia é o resgate da identidade dos sujeitos para transformação  da  realidade  dos  territórios  rurais  e  urbanos.  O  estudo  visa compreender  a construção histórica da (PEADS) e suas contribuições para o desenvolvimento das  pessoas  em  seus  territórios.  É  uma  pesquisa  documental,  com  complemento  de  entrevista semiestruturada  com  o  autor  da  Pedagogia  Abdalaziz  de  Moura.  As contribuições    acontecem  através  de  processos  pedagógicos  contextualizados,  por  meio  da  interação  entre  os  sujeitos sociais   e   seus   territórios,   a   partir   dos   princípios   éticos,   epistemológicos   e   filosóficos desenvolvidos pela pedagogia.

Acesse o artigo publicado na revista

 científica internacional Contribuciones a Las Ciencias Sociales

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