5_anos

Instituto Abdalaziz de Moura celebra 5 anos de existência dedicados a
construção e consolidação de uma pedagogia transformadora 

O Instituto Abdalaziz de Moura (IAM) completa, em 2025, cinco anos de atuação dedicada à disseminação da Pedagogia de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável (PEADS),
fortalecendo a educação popular e transformadora, e incentivando a autonomia,
agroecologia e bem-estar social em diversas comunidades.

Desde sua fundação, o Instituto tem promovido ações que buscam impulsionar a cidadania ativa e a educação climática. Nestes cinco anos, foram realizadas três edições do curso EAD sobre a PEADS, alcançando centenas de educadores/as e agentes sociais das cinco regiões do país. Também foram promovidas três edições do Projeto Baraúna, destinado a crianças e adolescentes, e duas edições do Projeto Flor de Mandacaru, voltado a pessoas idosas.

Além das atividades educativas, o Instituto Abdalaziz de Moura tem uma presença ativa em espaços de construção de políticas públicas, integrando conselhos, comissões e comitês relevantes, como o Comitê Permanente das Juventudes do Campo, das Águas e das Florestas (CPJUV), o Comitê de Desenvolvimento Desenvolvimento Territorial e o Comitê de Assistência Técnica e Extensão Rural do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CONDRAF) do Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar  (MDA), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Gravatá (COMDICA) e o Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Gravatá (CMI), a Comissão de Produção Orgânica de Pernambuco (CPOrg-PE), Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário de Pernambuco (CDRS-PE), Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de

Pernambuco (CONSEA-PE), Conselho Estadual dos Direitos do Idoso em Pernambuco - CEDPI/PE, Comitê Consultivo do Bacharelado em Agroecologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), entre outros. O IAM, junto a Associação dos Agricultores Alternativos (AAGRA) efetivou a Escola de Educação Popular e Agroecologia no estado de Alagoas.

Imagem do WhatsApp de 2025-05-08 à(s) 22.58.21_0487ffcd

Para marcar este momento especial, o Instituto convida toda a comunidade e parceiros e parceiras institucionais para participar da comemoração do seu 5º aniversário, que será marcado por uma programação linda e acolhedora e que acontecerá no dia 13 de maio, a partir das 16h, na Praça da Academia da Cidade Maria Luiza Valença (Rua Estadual Lucianan Felix da   Silva, s/n,  Gravatá –  PE).

 

Imagem do WhatsApp de 2025-04-28 à(s) 10.27.20_f6b1990e

A programação contará com apresentações culturais que expressam a riqueza e a diversidade das ações do Instituto: o Grupo de Percussão Baraúna, o Núcleo de Expressão Artística e o Núcleo de Capoeira trarão ao público momentos de beleza, energia e pertencimento, celebrando as conquistas construídas ao longo desses cinco anos de forma coletiva.

Será uma data de celebração da história construída coletivamente, de reafirmação do compromisso com a educação popular e agroecologia e de renovação das esperanças por um futuro mais justo e solidário.

 

Sobre o Instituto O Instituto Abdalaziz de Moura (IAM) surgiu da iniciativa de educadores/as, professores/as, técnicos/as em Agroecologia e profissionais de diversas áreas comprometidos com a Pedagogia de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável (PEADS). Essa Pedagogia foi criada pelo educador Abdalaziz de Moura ao longo de seus 50 anos de experiência na Educação Popular e na Educação Formal, consolidando-se como uma inovação para a promoção da Educação Transformadora.

Imagem do WhatsApp de 2025-05-08 à(s) 22.58.12_fa7182e4
Rolar para cima