1ª Culminância do Programa de Formação de Professores (as)

Educação do Campo e Agroecologia
do município de Bonito,  no Agreste pernambucano.

No dia 06 de julho de 2023, aconteceu a 1ª Culminância do Programa de Formação de Professores (as) para implantação de uma Escola de Referência em Educação do Campo e Agroecologia do município de Bonito, no Agreste pernambucano.

O evento foi realizado na Escola Manoel de Queiroz de Lima, localizada do Distrito Estreito do Norte. A Escola tem aproximadamente 130 estudantes da educação infantil, anos iniciais e anos finais filhos (as) de agricultores (as) familiar. A formação é desenvolvida a partir das orientações político-pedagógica da Pedagogia de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável – PEADS.

O programa de formação de professores é resultado da construção coletiva do conhecimento entre universidades, movimentos sociais, ongs, conselhos setoriais, secretarias municipais, poder legislativo, prefeitura de Bonito, núcleo de pesquisa, incubadora, agricultores (as), profissionais da agroecologia, coletivos, pesquisadores (as), estudantes e professores (as). Neste sentido, o Instituto Abdalaziz de Moura, soma-se nessa construção apoiando os processos pedagógicos do programa.

Ele é produto de tese de Germano de Barros Ferreira, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial – PPGADT da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. A pesquisa visa fortalecer os processos de desenvolvimento territorial e a transição agroecológica no território de Bonito, através da formação profissional em agroecologia e implementação da Política e do Plano Municipal de Agroecologia e Produção Orgânica.
A Culminância é a terceira etapa da metodologia na Pedagogia Peads, a escola apresenta para a comunidade os Produtos de Conhecimento gerados pela pesquisa junto às famílias e comunidade local, com a presença de pessoas convidadas, lideranças e autoridades locais. É um prestação de contas sobre o que a escola foi capaz de produzir a partir da Pedagogia Peads, estudando a partir das pesquisas sobre a realidade das famílias dos estudantes e da comunidade.
Neste momento, as paredes e espaços da escola ficaram repletas de cartazes com gráficos, planilhas, maquetes, textos, poesias, receitas, fotografias, cálculos matemáticos, histórias de vida, da sede do distrito, das comunidades, de mesas com produtos locais, plantas e receitas, a partir dos temas geradores de Alimentação Saudável, incluindo visita as propriedades das famílias, estudo das frutas, hortaliças, dos saberes das pessoas da comunidade, da presença de pais que vieram expor seus saberes, e um levantamento sobre a incidência de agrotóxicos no plantio do entorno.

Depois da saudação inicial da coordenadora e adjunta, as pessoas se apresentaram e foram visitar as exposições dos Produtos de Conhecimento, e no retorno, os presentes apresentaram suas reações. Estiveram presentes 10 pessoas do Instituto Abdalaziz de Moura, a Secretária/o de Educação, de Agricultura, Meio Ambiente, Associações Locais, Conselhos Estadual e Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, sindicatos e Movimento dos Sem Terra, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

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