CONSÓRCIO DOS MUNICÍPIOS NA ZONA DA MATA – PE
Catende, Panelas, São Benedito do Sul, Vicência
RELATÓRIO DA PRIMEIRA ETAPA DA CAPACITAÇÃO
Fevereiro a maio de 1999
CAPACITAÇÃO DE PROFESSORAS/ES, MONITORAS/ES, EDUCADORAS/ES DE APOIO, COORDENADORAS/ES E GESTORAS/ES
PRIMEIRA ETAPA DA CAPACITAÇÃO NOS QUATRO MUNICÍPIOS
FEVEREIRO, MARÇO, ABRIL E MAIO DE 1999.
EQUIPE TÉCNICA RESPONSÁVEL
- ABDALAZIZ DE MOURA XAVIER DE MORAES
- ANTÔNIO ROBERTO MENDES PEREIRA
- FRANCISCO DAS CHAGAS DANTAS
- LAEL GOMES PONTES
- ELIO JOSÉ DE SOUZA
- LUIZ. F. C. ALVES DA SILVA
- RILDO TOMÉ DE GOUVEIA
- SEVERINO R. LOPES JÚNIOR
APRESENTAÇÃO
Este relatório refere-se à atuação do SERTA junto aos quatro municípios da zona da mata de Pernambuco, que organizaram o CONSÓRCIO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Na avaliação de 1998 do SERTA com representantes dos municípios, que haviam participado das Oficinas do “Projeto de Formação dos Sujeitos Sociais Envolvidos com o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil)”, financiado pela SAS (Secretaria Nacional de Assistência Social), 4 municípios decidiram para 1999, assumir com o SERTA uma Proposta de Educação para o Desenvolvimento Municipal Sustentável.
As atividades da primeira etapa, dos meses de fevereiro a maio, constaram de:
- Elaboração do projeto de Capacitação para as pessoas envolvidas com a Proposta.
- Articulação com as autoridades municipais, lideranças para discutir a viabilidade da Proposta em cada um dos quatro municípios.
- Preparação das FICHAS PEDAGÓGICAS para as escolas dos quatro municípios.
- Capacitação de 800 educadoras/es, professoras/es, diretoras/es das escolas envolvidas com a Proposta.
- Monitoramento mediante a presença de técnicos/educadores do SERTA nos quatro municípios, após as oficinas de capacitação.
- Negociação do Projeto em vista de financiamento.
- Reunião com os familiares dos alunos/as em cada comunidade onde tem escola.
O relatório descreve as atividades nos quatro municípios dos itens 2 e 4.
1. ARTICULAÇÃO E ENCONTRO COM AS AUTORIDADES MUNICIPAIS
Antes de iniciar as Oficinas para a capacitação de educadores, houve um encontro com as autoridades municipais, para discutir a viabilidade da Proposta de Educação para apoiar o Desenvolvimento Sustentável (PEADS) no município. Participaram prefeito/a, secretários/as municipais, assessores/as e diretores/as das diversas secretarias, vereadores, lideranças comunitárias e sindicais, diretores/as de escola. Esse encontro foi acertado entre as partes, por conta da decisão política, necessária, para desenvolver uma Proposta desse porte.
Os objetivos desta reunião foram:
- Apresentar as linhas mestras da Proposta de Educação para apoiar o Desenvolvimento Municipal Sustentável (PEADS).
- Apresentar o contexto histórico da Proposta, apresentar o SERTA.
- Discutir as estratégias, orientações e metodologia.
- Sentir o compromisso e o envolvimento dos participantes com a Proposta.
- Legitimar no município a utilização da Proposta.
As reuniões foram realizadas no mês de janeiro de 1999: Vicência, dia 4, São Benedito do Sul e Catende, dia 27, Panelas no dia 28. Cada município teve particularidades.
1.1 VICÊNCIA
O município já vinha desde o segundo semestre de 1998 motivado para iniciar a Proposta. A Prefeita, Doutora Eva Andrade Lima, a Secretária de Educação, Sara Lima e a de Ação Social, Maria de Lourdes Barbosa, formam um trio de mulheres, comprometido com a Proposta. O município também já discutia com o PNUD o seu desenvolvimento, envolvendo diversos segmentos e lideranças. O SEBRAE também estava presente no município organizando grupos de empreendedores.
1.2 SÃO BENEDITO DO SUL
Em 1998, São Benedito do Sul, foi dos 13 municípios, o que mais realizou oficinas com o SERTA. Realizou uma oficina local e outra regional sobre o PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA RURAL, no núcleo do engenho Mumbuca, que se tornou uma referência. Decidiram um nome para a Proposta no Município: PROMUDES (Programa Municipal de Desenvolvimento Sustentável) e estenderam a capacitação a todas as escolas do campo e cidade.
1.3 CATENDE
O encontro com as autoridades e lideranças de Catende contou com monitoras já capacitadas pelo SERTA, que explicaram os impactos da capacitação. O desempenho das monitoras do Programa Bolsa Escola estimulou o município a solicitar do SERTA capacitação também para as professoras rurais. Outra força motivadora foi o projeto da Usina, construído com a participação dos trabalhadores.
1.4 PANELAS
Panelas é um município em área de transição entre a Mata e o Agreste. O entusiasmo dos gestores e lideranças foi de tal porte, que solicitaram do SERTA uma capacitação especial só para os mesmos/as e a programação das capacitações se estendeu a todas as educadoras do município. Foi o município com o maior número de educadores capacitados.
2. A CAPACITAÇÃO DE EDUCADORAS/ES POR MUNICÍPIOS
MUNICÍPIO | DATA | Nº | OBSERVAÇÕES |
---|---|---|---|
VICÊNCIA | 2-4/02/99 | 154 | Professoras/monitoras/es área rural |
SÃO BENEDITO | 8-10/02/99 | 160 | Todos: professoras/monitoras/es |
CATENDE I | 24 e 25/02/99 | 166 | Professoras e monitoras da área Rural nos três grupos |
II | 26/02 e 01/03/99 | 172 | |
III | 2 e 3/03/99 | 178 | |
PANELAS I | 8-10/03/99 | 182 | 1ª à 4ª séries da área da cana |
II | 22-24/03/99 | 188 | 5ª à 8ª séries ensino fundamental |
III | 12-14/03/99 | 194 | 1ª à 4ª séries da área urbana |
IV | 19,20 e 23/03/99 | 83 | 1ª à 4ª séries da área do Agreste |
V | 20 e 21/05/99 | 56 | Prefeito, secretários, diretores, educadoras de apoio, diretores de escola, vereadores e lideranças comunitárias. |
3. OS CONTEÚDOS BÁSICOS DISCUTIDOS NAS CAPACITAÇÕES
Praticamente todas as monitoras de Vicência, São Benedito e Catende já haviam tido uma primeira capacitação com o SERTA durante o ano de 1998. As que já haviam participado de alguma capacitação com o SERTA já tinham ideias sobre a Proposta de Educação. Em 99, o contexto era de uma decisão política assumida pelos gestores municipais, com FICHAS PEDAGÓGICAS utilizadas em todas as escolas, com acompanhamento dos educadores de apoio, e o retorno do SERTA ao município.
4. AS DIVERSAS FORMAS DE ABORDAR O CONHECIMENTO
A maneira de conceber a educação e o papel social e político da escola, depende da maneira de como se aborda o conhecimento. Precedido sempre de debates, estudo em grupo e plenária houve uma síntese sobre este assunto.
ABORDAGENS QUE ESTAMOS ACOSTUMADOS | ABORDAGENS QUE A PROPOSTA PRETENDE |
---|---|
Abordagem fragmentada, dividida, especializada. | Abordagem integrada, global, interdisciplinar, transversal. |
Abordagem superficial, que não aprofunda. | Abordagem profunda, que busca as causas e as consequências. |
Abordagem teórica, abstrata, sem relação com a prática. | Abordagem que articula teoria e prática. |
Abordagem individualista, competitiva. | Abordagem solidária, cooperativa, coletiva. |
Abordagem que valoriza o conhecimento científico e desvaloriza o popular. | Abordagem que valoriza e articula os diversos saberes. |
5. A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO
A pesquisa foi apresentada como um princípio educativo fundamental na Proposta. A ideia é que a educação deve partir da realidade dos alunos, e a pesquisa é o instrumento para conhecer essa realidade. A pesquisa não é vista como uma atividade extra, mas como parte integrante do processo de ensino-aprendizagem.
6. A TRANSDISCIPLINARIDADE
A transdisciplinaridade foi apresentada como uma forma de superar a fragmentação do conhecimento. A ideia é que os temas geradores, que surgem da pesquisa da realidade, devem ser abordados de forma transdisciplinar, ou seja, atravessando as diversas disciplinas do currículo.
7. O PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
O planejamento participativo foi apresentado como uma forma de envolver todos os sujeitos sociais na construção da Proposta de Educação. A ideia é que o planejamento não deve ser feito apenas pelos técnicos, mas com a participação de professores, alunos, pais, lideranças comunitárias, etc.
8. A AVALIAÇÃO
A avaliação foi apresentada como um processo contínuo e participativo. A ideia é que a avaliação não deve ser apenas classificatória, mas formativa, ou seja, deve servir para orientar o processo de ensino-aprendizagem.
9. CONSIDERAÇÕES FINAIS
O relatório conclui com uma avaliação positiva da primeira etapa da capacitação. A Proposta de Educação para o Desenvolvimento Municipal Sustentável foi bem acolhida pelos quatro municípios, e a capacitação dos educadores foi um passo importante para a sua implementação.