4.6.1. Relatório 1 etapa – consórcio dos municípios 1999

CONSÓRCIO DOS MUNICÍPIOS NA ZONA DA MATA – PE

Catende, Panelas, São Benedito do Sul, Vicência

RELATÓRIO DA PRIMEIRA ETAPA DA CAPACITAÇÃO

Fevereiro a maio de 1999

CAPACITAÇÃO DE PROFESSORAS/ES, MONITORAS/ES, EDUCADORAS/ES DE APOIO, COORDENADORAS/ES E GESTORAS/ES

PRIMEIRA ETAPA DA CAPACITAÇÃO NOS QUATRO MUNICÍPIOS

FEVEREIRO, MARÇO, ABRIL E MAIO DE 1999.

EQUIPE TÉCNICA RESPONSÁVEL

  • ABDALAZIZ DE MOURA XAVIER DE MORAES
  • ANTÔNIO ROBERTO MENDES PEREIRA
  • FRANCISCO DAS CHAGAS DANTAS
  • LAEL GOMES PONTES
  • ELIO JOSÉ DE SOUZA
  • LUIZ. F. C. ALVES DA SILVA
  • RILDO TOMÉ DE GOUVEIA
  • SEVERINO R. LOPES JÚNIOR

APRESENTAÇÃO

Este relatório refere-se à atuação do SERTA junto aos quatro municípios da zona da mata de Pernambuco, que organizaram o CONSÓRCIO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Na avaliação de 1998 do SERTA com representantes dos municípios, que haviam participado das Oficinas do “Projeto de Formação dos Sujeitos Sociais Envolvidos com o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil)”, financiado pela SAS (Secretaria Nacional de Assistência Social), 4 municípios decidiram para 1999, assumir com o SERTA uma Proposta de Educação para o Desenvolvimento Municipal Sustentável.

As atividades da primeira etapa, dos meses de fevereiro a maio, constaram de:

  1. Elaboração do projeto de Capacitação para as pessoas envolvidas com a Proposta.
  2. Articulação com as autoridades municipais, lideranças para discutir a viabilidade da Proposta em cada um dos quatro municípios.
  3. Preparação das FICHAS PEDAGÓGICAS para as escolas dos quatro municípios.
  4. Capacitação de 800 educadoras/es, professoras/es, diretoras/es das escolas envolvidas com a Proposta.
  5. Monitoramento mediante a presença de técnicos/educadores do SERTA nos quatro municípios, após as oficinas de capacitação.
  6. Negociação do Projeto em vista de financiamento.
  7. Reunião com os familiares dos alunos/as em cada comunidade onde tem escola.

O relatório descreve as atividades nos quatro municípios dos itens 2 e 4.

1. ARTICULAÇÃO E ENCONTRO COM AS AUTORIDADES MUNICIPAIS

Antes de iniciar as Oficinas para a capacitação de educadores, houve um encontro com as autoridades municipais, para discutir a viabilidade da Proposta de Educação para apoiar o Desenvolvimento Sustentável (PEADS) no município. Participaram prefeito/a, secretários/as municipais, assessores/as e diretores/as das diversas secretarias, vereadores, lideranças comunitárias e sindicais, diretores/as de escola. Esse encontro foi acertado entre as partes, por conta da decisão política, necessária, para desenvolver uma Proposta desse porte.

Os objetivos desta reunião foram:

  1. Apresentar as linhas mestras da Proposta de Educação para apoiar o Desenvolvimento Municipal Sustentável (PEADS).
  2. Apresentar o contexto histórico da Proposta, apresentar o SERTA.
  3. Discutir as estratégias, orientações e metodologia.
  4. Sentir o compromisso e o envolvimento dos participantes com a Proposta.
  5. Legitimar no município a utilização da Proposta.

As reuniões foram realizadas no mês de janeiro de 1999: Vicência, dia 4, São Benedito do Sul e Catende, dia 27, Panelas no dia 28. Cada município teve particularidades.

1.1 VICÊNCIA

O município já vinha desde o segundo semestre de 1998 motivado para iniciar a Proposta. A Prefeita, Doutora Eva Andrade Lima, a Secretária de Educação, Sara Lima e a de Ação Social, Maria de Lourdes Barbosa, formam um trio de mulheres, comprometido com a Proposta. O município também já discutia com o PNUD o seu desenvolvimento, envolvendo diversos segmentos e lideranças. O SEBRAE também estava presente no município organizando grupos de empreendedores.

1.2 SÃO BENEDITO DO SUL

Em 1998, São Benedito do Sul, foi dos 13 municípios, o que mais realizou oficinas com o SERTA. Realizou uma oficina local e outra regional sobre o PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA RURAL, no núcleo do engenho Mumbuca, que se tornou uma referência. Decidiram um nome para a Proposta no Município: PROMUDES (Programa Municipal de Desenvolvimento Sustentável) e estenderam a capacitação a todas as escolas do campo e cidade.

1.3 CATENDE

O encontro com as autoridades e lideranças de Catende contou com monitoras já capacitadas pelo SERTA, que explicaram os impactos da capacitação. O desempenho das monitoras do Programa Bolsa Escola estimulou o município a solicitar do SERTA capacitação também para as professoras rurais. Outra força motivadora foi o projeto da Usina, construído com a participação dos trabalhadores.

1.4 PANELAS

Panelas é um município em área de transição entre a Mata e o Agreste. O entusiasmo dos gestores e lideranças foi de tal porte, que solicitaram do SERTA uma capacitação especial só para os mesmos/as e a programação das capacitações se estendeu a todas as educadoras do município. Foi o município com o maior número de educadores capacitados.

2. A CAPACITAÇÃO DE EDUCADORAS/ES POR MUNICÍPIOS

MUNICÍPIODATAOBSERVAÇÕES
VICÊNCIA2-4/02/99154Professoras/monitoras/es área rural
SÃO BENEDITO8-10/02/99160Todos: professoras/monitoras/es
CATENDE I24 e 25/02/99166Professoras e monitoras da área Rural nos três grupos
II26/02 e 01/03/99172
III2 e 3/03/99178
PANELAS I8-10/03/991821ª à 4ª séries da área da cana
II22-24/03/991885ª à 8ª séries ensino fundamental
III12-14/03/991941ª à 4ª séries da área urbana
IV19,20 e 23/03/99831ª à 4ª séries da área do Agreste
V20 e 21/05/9956Prefeito, secretários, diretores, educadoras de apoio, diretores de escola, vereadores e lideranças comunitárias.

3. OS CONTEÚDOS BÁSICOS DISCUTIDOS NAS CAPACITAÇÕES

Praticamente todas as monitoras de Vicência, São Benedito e Catende já haviam tido uma primeira capacitação com o SERTA durante o ano de 1998. As que já haviam participado de alguma capacitação com o SERTA já tinham ideias sobre a Proposta de Educação. Em 99, o contexto era de uma decisão política assumida pelos gestores municipais, com FICHAS PEDAGÓGICAS utilizadas em todas as escolas, com acompanhamento dos educadores de apoio, e o retorno do SERTA ao município.

4. AS DIVERSAS FORMAS DE ABORDAR O CONHECIMENTO

A maneira de conceber a educação e o papel social e político da escola, depende da maneira de como se aborda o conhecimento. Precedido sempre de debates, estudo em grupo e plenária houve uma síntese sobre este assunto.

ABORDAGENS QUE ESTAMOS ACOSTUMADOSABORDAGENS QUE A PROPOSTA PRETENDE
Abordagem fragmentada, dividida, especializada.Abordagem integrada, global, interdisciplinar, transversal.
Abordagem superficial, que não aprofunda.Abordagem profunda, que busca as causas e as consequências.
Abordagem teórica, abstrata, sem relação com a prática.Abordagem que articula teoria e prática.
Abordagem individualista, competitiva.Abordagem solidária, cooperativa, coletiva.
Abordagem que valoriza o conhecimento científico e desvaloriza o popular.Abordagem que valoriza e articula os diversos saberes.

5. A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO

A pesquisa foi apresentada como um princípio educativo fundamental na Proposta. A ideia é que a educação deve partir da realidade dos alunos, e a pesquisa é o instrumento para conhecer essa realidade. A pesquisa não é vista como uma atividade extra, mas como parte integrante do processo de ensino-aprendizagem.

6. A TRANSDISCIPLINARIDADE

A transdisciplinaridade foi apresentada como uma forma de superar a fragmentação do conhecimento. A ideia é que os temas geradores, que surgem da pesquisa da realidade, devem ser abordados de forma transdisciplinar, ou seja, atravessando as diversas disciplinas do currículo.

7. O PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO

O planejamento participativo foi apresentado como uma forma de envolver todos os sujeitos sociais na construção da Proposta de Educação. A ideia é que o planejamento não deve ser feito apenas pelos técnicos, mas com a participação de professores, alunos, pais, lideranças comunitárias, etc.

8. A AVALIAÇÃO

A avaliação foi apresentada como um processo contínuo e participativo. A ideia é que a avaliação não deve ser apenas classificatória, mas formativa, ou seja, deve servir para orientar o processo de ensino-aprendizagem.

9. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O relatório conclui com uma avaliação positiva da primeira etapa da capacitação. A Proposta de Educação para o Desenvolvimento Municipal Sustentável foi bem acolhida pelos quatro municípios, e a capacitação dos educadores foi um passo importante para a sua implementação.

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