3.4.5.3. Fichas Pedagógicas 3, 4, 5, terceira unidade

 

PEADS –

TERCEIRA UNIDADE

A PRODUÇÃO QUE O INVERNO DEIXOU

Ficha 03. OBJETIVO DESTA FICHA

 

Levar os alunos com as famílias e professoras a conhecerem a produção econômica da comunidade durante o inverno que passou e a se prepararem para o próximo verão, e através disso, aprenderem as disciplinas curriculares da terceira unidade.

CONHECER, PESQUISAR.

  1. Ver com os pais ou irmãos mais velhos o que se produziu neste inverno passado de milho, feijão, fava, farinha de mandioca, batata, jerimum, etc.
  2. Com os alunos mais adiantados ver se conseguem pesquisar a produção em quilos, ou sacos.
  3. Se puder, recordar a área plantada estudada nas fichas do inverno passado, por exemplo:

 

NOME DA FAMÍLIAPLANTIOÁREA PLANTADAEM QUILO
Sebastião Santana

Milho

Feijão

Batata

01 conta

0 contas

05 contas

280

135

60

 

  1. Observar se em casa durante o ano, houve aumento ou diminuição da criação de animais de grande porte, pequeno porte e aves. As colheitas maduras que ficam no solo, como inhame, macaxeira, mandioca, podem ser medidas pela quantidade de área que ficou plantada e vingou bem ou por covas.

A professora pode pedir em qualquer outra unidade de medida usada na região, como cuia, litro, quilo, saco e depois tentar fazer a transferência de uma unidade com outra para exercitar matemática.

  1. ANALISAR, DEVOLVER, ARRUMAR OS DADOS, APROFUNDAR

    • Tentar fazer quadros sobre a produção dos pais dos alunos, se possível fazer um cartaz e deixar pregado em algum lugar da escola.
  1. Conversar com os alunos e fazer textos sobre a quantidade da produção das famílias:

Essa produção vai dar para a família atravessar o ano, ou vai precisar comprar?

Somando a totalidade das famílias dos alunos da classe e a produção conseguida por elas, qual a média de produção por cada família?

  • Debater com os alunos as causas porque algumas famílias não produziram o suficiente: foi falta de terra? De semente? De condições para limpar no tempo certo? Doença da família? Terra muito pouca? Praga e doenças nas plantas? Solo pobre? Chuva demais? Chuva de menos?
  1. Fazer um texto com os alunos, depois de debater, sobre as condições necessárias para se ter uma boa safra. Por exemplo:
  • Haver um bom inverno ou irrigação
  • Ter terra preparada no tempo certo
  • Ter um terreno fértil ou adubado
  • (e o que mais?).
  • Formar um quadro com o período de colheita dos vários produtos da região, mais ou menos neste estudo:
ProdutoTempo que demora a produzirPeríodo de colheita
Feijão mulato3 a 4 meses 
Feijão de corda3 a 4 meses 
Milho4 meses 
Jerimum  
Mandioca  
Batata  

 

Com tanta produção, discussão e debate, você professora, poderá transformar tudo isso em matéria de ensino.  Reúna colegas e prepare com elas suas aulas, procurando ver os conteúdos da unidade que mais se adequai a essas pesquisas e debates. Alguns assuntos se relacionam muito bem, outros menos. Escolha os mais bem relacionados. Alguns temas são ótimos para explorar o português, outros, a matemática. Alguns dão para todas as matérias, outros só para uma.  Nesta Proposta, a professora tem muito espaço de liberdade. Veja como usar melhor nas suas aulas de PORTUGUÊS, MATEMÁTICA, ESTUDOS SOCIAIS, CIÊNCIAS, RELIGIÃO.

 

  1. TRANSFORMAR, AGIR, FAZER UM PLANO DE AÇÃO.

  1. Tentar com as classes mais adiantadas e as lideranças das comunidades, fazer uma pesquisa numa determinada área, que pode ser num sítio, um conjunto de 10, 20 ou 30 famílias, as casas de uma rua, ou um lado do povoado. Isso para um conhecimento maior da situação das famílias do lugar e para exercício da escola e da comunidade. Para qualquer mudança para melhor, é preciso que a comunidade se conheça melhor. Quanto mais ela conhecer suas possibilidades, mais ela pode se desenvolver. E bom que a escola ajude a comunidade a crescer.
  2. Se houve algum plantio na escola, desde jarro até roça ou árvores, é o momento para fazer uma avaliação com os alunos e estudar forma de melhorar.
  3. Se no levantamento dos alunos, descobrirem uma família pobre que não teve nenhuma condição de plantar, nem tem outra fonte de renda, ver com as crianças como ajudar esta família. Se tiver algum comitê da Cidadania pela Vida contra a Fome no município, procurar conhecer a atuação deste comitê e ver se ele pode ajudar essa família.

 

Ficha 04. OBJETIVO DESTA FICHA

 

Levar a escola a conhecer o que a comunidade faz da sua produção e como faz. Se vende, se guarda, se beneficia. No caso de vender, como vende, se tem intermediário ou não. Com isso levar a escola a conhecer a origem e o uso dos recursos econômicos e financeiros da comunidade.

  1. CONHECER, PESQUISAR.

Sugestões para o dever de casa: Escolher uma ou duas perguntas cada vez:

  • Saber com os pais ou nas bodegas ou na feira o preço dos seguintes produtos:
  • Milho feijão de corda
  • Farinha feijão de arranca
  • Batata
  • Saber com os pais se eles venderam algum produto deste, e se venderam, qual foi o preço de cada um.
  • Saber com os pais quanto é uma passagem e quanto é o frete de um saco de 60 quilos da comunidade para a cidade.
  • Saber o preço de uma lata de leite em pó e o quilo de carne de boi, um quilo de carne de charque, de carne de galinha, um ovo de galinha de granja.
  • Saber o preço de um pacote de macarrão de 500 gramas, de um quilo de açúcar e um quilo de arroz.

 

  1. ANALISAR, APROFUNDAR, DESENVOLVER OS DADOS DA PESQUISA

 

  • Fazer os mais diversos tipos de conta com os preços dos produtos vendidos pelos pais. Usar a converso do cruzeiro real em real.
  1. Fazer o mesmo com os preços dos produtos comprados pelos pais
  • Fazer conta com as crianças de acordo com o seu nível comparando os preços dos produtos dos pequenos agricultores com os dos pecuaristas e os da industria, por exemplo;
    1. Quantos quilos de milho o agricultor precisa vender para comprar um quilo de carne verde, ou de charque ou de queijo?
    2. Quantos quilos de farinha para comprar uma lata de leite em pó?
    3. Quantos quilos de feijão para comprar um de macarrão?

As combinações para formular os problemas podem variar muitas vezes

  1. Discutir com os alunos porque os preços dos produtos industrializados (que passam pelas fábricas) são em geral mais caros do que os produtos agrícolas?
  • Analisar com os alunos as vendas dos produtos feitos pelos seus pais:
  • Senhor Francisco vendeu o milho dele por quanto?

Quanto está custando agora? Se ele tivesse vendido fora do pique da safra, ele ganharia mais ou não? Porque?

  • Conferir com os alunos por quanto o intermediário comprou o produto da comunidade e por quanto ele revende depois. Qual o seu lucro?
  1. Discutir com os alunos porque muitos agricultores tem que vender logo cedo sua produção, alguns até na folha? Verificar se algum pai de aluno vendeu na folha?

Como a professora está notando, esta ficha é, sobretudo favorável ao ensino da matemática, mas pode explorar com as demais matérias. Veja com carinho como transformar tudo isso em ensino de MATEMÁTICA, PORTUGUÊS, ESTUDOS SOCIAIS, CIÊNCIAS.

 

3.TRANSFORMAR, AGIR, FAZER UM PLANO DE AÇÃO NA ESCOLA.

 

  • Discutir na classe, com as colegas professoras e a diretora a idéia de fazer um evento na escola sobre a COMERCIALIZAÇÃO DOS PRODUTOS AGRÍCOLAS DA COMUNIDADE com cartazes, exposições, teatro (dramatizar um intermediário e um dono de carro explorando o agricultor na ida e na volta para a rua) música, paródia etc.
  1. Fazer com os alunos e as professoras um levantamento dos produtos da merenda escolar:
    • O que são?
    • De onde vem?
    • Quantos quilômetros viajam para chegar até a escola?
  • Fazer uma discussão com os mais adiantados sobre como a merenda escolar poderia ser produzida no município.

PARA REFLETIR COM AS COLEGAS E DIRETORAS OU DIRETORES

No dia que a escola ajudar a comunidade através de seus alunos a identificar melhor seus problemas, analisar as causas dos mesmos, encaminhar soluções, fazer acreditar nas suas possibilidades, a escola passará a ser outra coisa.

A professora será considerada como uma animadora da vida, do desenvolvimento, a escola será considerada um instrumento de formação para o desenvolvimento, uma legitimadora das iniciativas da população, para que estas possam ser reconhecidas pelo poder público.

Se a escola discute os problemas das comunidades, transforma estes problemas em didática, em disciplinas curriculares, em material pedagógico, eleva o nível de conhecimento  e valoriza ao mesmo tempo a realidade e a vida das famílias.

 

Ficha 05. OBJETIVO DESTA FICHA

 

Levar os alunos e a escola a entenderem o beneficiamento dos produtos agrícolas nos sítios, nos povoados e cidades. Conhecer as diversas possibilidades de beneficiamento existente e outras que não existe ainda na localidade.

 

  1. CONHECER, PESQUISAR, FAZER LEVANTAMENTO DA REALIDADE
  1. Entrevistar a família sobre os produtos que pode se tirar com o beneficiamento da mandioca: Perguntar o que se consegue tirar e produzir em casa da mandioca e da macaxeira.
  2. A mesma pesquisa sobre o que se pode fazer do milho verde e do milho seco.
  3. A mesma pesquisa sobre o coco, a batata doce, o inhame, a abóbora.
  4. A mesma pesquisa sobre as fruteiras, separando fruta por fruta, de preferência com a fruta que a criança tem no sítio da família ou vizinhança. Ver as que servem para sucos, sorvetes, doces, bebidas alcoólicas, geléias, licores, vitamina etc.

 

  1. ANALISAR, DEVOLVER, DESDOBRAR, APROFUNDAR

  • Fazer o levantamento escrito em um cartaz grande com todos os produtos que pode se tirar da mandioca, da macaxeira e assim por diante.
  1. Ficar atenta para que todas as palavras sejam escritas corretamente, aproveitar para fazer análise de sílabas, palavra geradora, grupos vocálicos, ditongos e tudo que se pode explorar das palavras.
  • Saber das crianças se elas conhecem ou já experimentaram de todos estes produtos.
  1. Levantar com os alunos as habilidades das famílias que sabem beneficiar os produtos, como pão caseiro, bolos, bebidas, doces. Discutir a possibilidade destas pessoas que sabem ensinar a quem não sabe.
  • Onde houver Casa de Farinha, a professora programar uma visita bem preparada com seus alunos, para conhecer de perto, e entrevistar as pessoas que fazem a farinha ou responsáveis pela casa de Farinha. Com os alunos observar todo o processo do beneficiamento da mandioca.
  • Algumas sugestões para a entrevista na casa de farinha:Para fazer uma cuia de farinha, quanto precisa de mandioca?
    • Quantos quilos de massa se põem na prensa?
    • Quantas cuias de farinha podem se botar de uma vez no forno?
    • O que vão fazer da goma? E da manipueira?
    • Como se faz o beiju?
    • Quantas pessoas estão trabalhando na farinhada?
    • Vai dar para quantas cuias de farinha?
    • Quantas horas de trabalho desde arrancar a mandioca até tirar a farinha se gastam para fazer esta farinhada? Quanto vai dar a Produção?
    • Se tivesse de pagar a mão de obra das pessoas que estão trabalhando na farinhada, quanto seria?
  1. Analisar em classe a visita à Casa de Farinha. Pedir texto, desenhos, teatro com mímica sobre os movimentos que a farinha exige para ser feita e explorar muito a matemática.
  • Se houve também na comunidade um moinho de fazer fubá, fazer uma visita com os alunos e analisar em classe depois.

Ver como aproveitar de todas estas iniciativas para ensinar o PORTUGUÊS, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS, ESTUDOS SOCIAIS E RELIGIÃO.

 

  1. TRANSFORMAR, AGIR, FAZER UM PLANO PARA A AÇÃO

 

  • Fazer uma reunião com todas as pessoas que sabem fazer algum beneficiamento dos produtos e discutir com elas a possibilidades de alguém ensinar o que sabe e aprender o que não sabe.
  1. Ver junto com a diretoria da escola a possibilidade do fogão da escola servir para esta troca de saber e de experiência.
  • Fazer uma reunião dos pais na escola para discutir problemas da escola ou da comunidade e servir um lanche feito por estas pessoas na troca do saber.
  1. Discutir nesta reunião como estas habilidades todas poderiam servir para melhorar a merenda escolar.

Compartilhei

Rolar para cima