3.4.5.1. Fichas Pedagógicas, 1, 2, 3, 4, 5, segunda unidade

PROPOSTA EDUCAÇÃO RURAL – PER
CAPACITAÇÃO DE PROFESSORAS MUNICIPAIS RURAIS
FICHAS PEDAGÓGICAS PARA A SEGUNDA UNIDADE – INÍCIO DE INVERNO
TEMA GERAL: OS SERVIÇOS REALIZADOS NO INVERNO
FICHA PEDAGÓGICA Nº. 01 – PLANTIO DOS ROÇADOS

1. CONHECER, PESQUISAR, VER, OBSERVAR.

 

Pesquisa para fazer durante a semana em forma de tarefa ou dever de casa: Escolher uma ou duas perguntas cada dia.

a. Sua família já plantou todo o terreno preparado?(Resposta de sim ou não)
b. Que quantidade de área já plantou?(Resposta quantitativa: conta, tarefa, quadro)
c. Que quantidade de área já plantou? 
d. Que quantidade falta plantar?(Resposta quantitativa)
e. Que tipos de lavoura conseguiram plantar?(Resposta substantiva: milho, feijão, mandioca, …)
f. Que quantidade de semente sua família conseguiu plantar?(Quantitativa: litro, quilo, cuia etc)

2. ANALISAR, DESDOBRAR, DEVOLVER, APROFUNDAR.

a. Colocar as respostas dos alunos em 3 colunas:

A primeira com o nome dos que já plantaram tudo

A segunda com o nome dos que não plantaram nada

A terceira com o nome dos que plantaram em parte

O nome pode ser o das crianças, ou dos pais.

b. Discutir com as crianças o resultado destas colunas:

Quantos plantaramQuantos não plantaram  
    

c. Discutir os motivos por que tantos não conseguiram plantar? Produzir novas colunas ou tabelas seguindo um desses exemplos:

Faltou sementeFaltou terraDoença trabalhoNão preparouAlugado terreno
Não deu tempo preparar o terreno (tantas)Não tinha semente para plantarEstava doente no tempo de cuidarNão conseguiu terraTrabalhava fora e no alugado
Velhice, viuvez, outros motivos.

d. Pôr no quadro ou em papel as respostas quantitativas.

– Comparar estas quantidades com as necessidades da família: Uma família de 4, 5, 6, 8 pessoas precisa de plantar quanto ou que área de feijão, milho, roça para sobreviver?

– Examinar com os alunos se a quantidade plantada corresponde às necessidades, ou se ainda falta e quanto faltaria para atender às necessidades.

– Incluir nas necessidades das famílias a alimentação dos animais (galinha, porco, cabra, gado, etc).

e. Discutir com os alunos as modificações que as chuvas produziram na natureza, nos roçados, nas matas, nos animais, na ocupação da mão-de-obra da família.

Veja agora professora quanto material você tem para ensinar português, matemática, estudos sociais, ciências e religião.

Procure os conteúdos disciplinares de sua série e desenvolva aqueles da unidade, semestre ou ano que tem mais relação com as pesquisas e debates.

Série Alfabética1234
Português    
Matemática    
Estudos Sociais    
Ciências    

3. TRANSFORMAR, VIVENCIAR, AGIR, FAZER UM PLANO DE AÇÃO.

a. Se a escola tiver terreno, discutir o plantio com os alunos, tamanho, quantidade e área.

b. Se não houver terreno para plantar verduras, plantas medicinais ou roça, ver ao menos um lugar para prepararem sementeira para plantio de árvores de sombra em redor da escola ou cerca do terreno que separa a escola.

c. Dividir responsabilidades com as crianças pelos plantios da escola, por exemplo, tal aluno ou tal equipe vai ficar responsável por tal tarefa.

d. Com as séries mais adiantadas, preparar uma pesquisa na comunidade para ver os dados do conjunto do plantio e área plantada. Convidar os pais para uma reunião e mostrar o resultado da pesquisa e discutir com eles.

SEGUNDA UNIDADE – INÍCIO DO INVERNO

FICHA PEDAGÓGICA Nº. 02 – A LIMPA DO MATO

1. CONHECER

a. Pesquisas para fazer em casa durante a semana. A tarefa a e b você faz só com a 3ª e 4ª séries

b. Saber se sua família já deu a primeira limpa nos roçados. (Dependendo do tempo e da região em que você começou a dar estes temas, você pergunta pela segunda limpa).

c. Se sua família não limpou ainda, saber o motivo.

d. Cada aluno trazer uma mostra do tipo de mato que dá no roçado (plantio, lavoura) de sua casa. Perguntar aos pais pelo nome do mato. (Se possível, o mato deve ser trazido inteiro e arrancado com as raízes).

2. ANALISAR, DESDOBRAR, DEVOLVER, COMPUTAR OS DADOS.

a. Como na primeira ficha, organizar colunas de quem limpou, quem não limpou e quem limpou em parte e discutir com os alunos os motivos de quem não limpou e a importância de limpar o mato a tempo.

b. Receber cada mato. Para cada espécie de mato, ver qual criança trouxe a mesma espécie. A professora vai com os alunos identificando o mato pelos nomes conhecidos no lugar.

c. Anotar no quadro ou num cartaz o nome de cada mato e erva que nasce nos roçados.

d. Se possível pedir ajuda de um agricultor experiente para examinar as características desses matos

i. Os que mais crescem, os que dão mais em tal tipo de terreno.

ii. Observar os tipos de raízes, se são profundas, se são espalhadas, se são ramificadas etc.

iii. Ver quais são as mais invasoras que crescem e tomam o lugar das outras e dos plantios.

iv. Ver quais desses matos podem conviver com as lavouras, e os que atrapalham.

v. Ver quais desses os animais gostam de comer.

vi. Discutir qual o papel e a importância do mato na natureza.

Agora você vai construir novamente o quadro da ficha anterior. De acordo com sua série, você vai ver quais os conteúdos das disciplinas que mais facilmente poderão ser ensinados a partir desses temas pesquisados e analisados. E assim você vai ensinar de uma maneira dinâmica, prática e gostosa, com as crianças e os pais participando da aprendizagem, e você também aprendendo com seus alunos e os pais.

Português 
Matemática 
Estudos Sociais 
Ciências 

3. TRANSFORMAR, VIVENCIAR, AGIR.

b. Discutir com os alunos a situação do mato do terreno da escola. Se limparam ou não. Como e quando limpar.

c. Tentar fazer com os alunos um COMPOSTO ORGÂNICO para que eles possam observar ao longo da unidade o efeito da decomposição da matéria orgânica e aí entender melhor a importância do mato na natureza.

COMO FAZER? Juntar o mato verde que os meninos trouxeram das pesquisas, misturar com mato seco, com lixo que não tenha plástico, vidro e lata, e um pouco de esterco. Colocar no lugar de sombra ou cobrir com folhas de coqueiro ou bananeira. Aguar enquanto mistura, e aguar de vez em quando, mas não deixar encharcar.

Com 30 dias, revirar tudo e continuar aguando. Com 45 ou 60 dias, revirar de novo.

Em cada revirada com os alunos observar os tipos de inseto, as formas que as plantas vão tomando, a cor e o cheiro. Depois de 70 ou mais dias, usar nos plantios da escola.

d. Estimular as crianças a conversarem com os pais sobre a experiência que estão fazendo na escola com o composto orgânico.

e. Estimular as crianças a observarem toda a matéria orgânica que se perde em casa e na região, que poderia se transformar em adubo.

SEGUNDA UNIDADE – INÍCIO DO INVERNO

FICHA PEDAGÓGICA Nº. 03 – DOENÇAS E PRAGAS NAS PLANTAS

1. CONHECER, PESQUISAR, VER.

Pesquisa para fazer em casa durante a semana

a. Perguntar aos pais se está dando algum ataque de praga ou doença nas plantas.

b. Trazer amostras das pragas e das plantas atacadas por pragas e doenças.

c. Perguntar em casa o nome que dão à praga e a doença

d. Perguntar como a família trata a doença e a praga das plantas.

2. ANALISAR, DESDOBRAR, DEVOLVER OS DADOS, APROFUNDAR

a. Preparar vidro para por as amostras das pragas que as crianças vão trazer.

b. Identificar e escrever o nome das pragas em um papel ou coluna e o das doenças em outra.

c. Por as plantas atacadas para secar e pregar no papelão, e colocar com os vidros no “Cantinho da Ciência”.

d. Se precisar mais segurança no conhecimento, convidar um agricultor ou técnico para explicar melhor.

e. Pesquisar com os alunos quais são os animais, os insetos que comem as pragas. Identificar os possíveis “predadores” e as “presas” e colocar os nomes em papel ou quadro. Estimular as crianças a observarem nos seus sítios e quando encontrar, levar para a classe para mostrar aos companheiros. A professora e o professor devem estar atentos para valorizar esta iniciativa.

f. Discutir com as crianças o porque do aparecimento de pragas e doenças. Perguntar aos mais velhos de 60 anos se antigamente existiam estas pragas e doenças.

g. Discutir com os alunos como os seus pais tratam estas pragas.

h. Com os mais adiantados escrever os nomes dos venenos usados na região.

i. Ensinar aos alunos a compreenderem a classificação toxicológica dos venenos usados pela cor da faixa da embalagem.

Cor vermelha, classificação 4 — altamente tóxico.

Cor amarela, classificação 3 — menos que 4

Cor azul, classificação 2 — mais tóxica que a 1

Cor verde, classificação 1 — menos tóxica que as demais.

j. Procurar os conteúdos das matérias desta unidade mais afins com os debates e tarefas realizados pelos alunos.

Português 
Matemática 
Estudos Sociais 
Ciências 

3. TRANSFORMAR, VIVENCIAR, AGIR, DESENVOLVER UMA AÇÃO

a. Se houver plantio na escola, examinar as pragas e doenças que está dando.

b. Com os mais adiantados, tentar uma pesquisa na comunidade em geral para ver se têm pessoas que adoeceram com o uso de veneno.

c. Procurar saber se na comunidade tem pessoas que sabem combater as pragas com defensivos que não são tóxicos para as pessoas e os animais.

d. Organizar um debate ou um teatro sobre os agrotóxicos. Pôr ex.: Um faz papel do vendedor do produto, outro do que usa, outros do que se prejudica etc.

Prezada professora, registre e documente estas experiências que vem fazendo com os seus alunos. Ante as dificuldades, os sucessos, suas emoções e das crianças. Isso vai valer muito para a próxima avaliação

SEGUNDA UNIDADE – INICIO DE INVERNO

FICHA PEDAGÓGICA Nº. 04 – CONHECIMENTO DOS TIPOS DE LAVOURAS

1. CONHECER, PESQUISAR, VER

Tarefas para fazer em casa durante a semana

a. Fazer um levantamento em casa dos plantios que servem para a alimentação humana.

b. A mesma coisa com o plantio que serve para a alimentação dos animais.

c. A mesma coisa com as plantas nativas que servem para a alimentação humana e as que servem só para os animais.

d. A mesma coisa com as plantas usadas só para a indústria e artesanato.

2. ANALISAR, APROFUNDAR, DESENVOLVER, DESDOBRAR,

a. Para cada dia ou tarefa, preparar um quadro ou papel com os respectivos nomes das plantas e seus respectivos usos, ex.

Alimentação HumanaPlantadasNativas
   
Alimentação AnimalPlantadasNativas
   

Para fins industriais ou artesanais, fazer o mesmo quadro.

b. Debater com os alunos quais são os plantios mais comuns na comunidade, isto é, os que todos tem e os menos comuns, isto é, os que só alguns têm.

c. Ensinar os elementos nutritivos dos alimentos cultivados pelos pais, pôr exemplo:

i. Os que têm mais proteínas e servem ao crescimento

ii. Os que têm mais calorias e servem para o trabalho

iii. Os que têm mais vitaminas e servem para defesa do organismo.

d. Distinguir de modo simples:

i. As leguminosas (que tem vagem, feijão, fava, guandu).

ii. Os cereais (que tem pendão, milho, arroz, sorgo).

iii. Os tubérculos (os que comemos as raízes, batata, cará, cenoura, beterraba)

iv. As folhosas (quando comemos as folhas)

v. As frutosas (quando comemos os frutos)

e. Discutir as formas de preparar os diversos produtos vegetais. Escrever no quadro. Procurar saber quem sabe usar desta maneira ou daquela.

f. Transformar tudo isso nos conteúdos das disciplinas da segunda unidade de acordo com sua série.

Português 
Matemática 
Estudos Sociais 
Ciências 

3. TRANSFORMAR, VIVENCIAR, AGIR, TER UM PLANO DE AÇÃO.

a. Levantar com os alunos os plantios e a VEGETAÇÃO nativa que existe no terreno da escola que serve para alimentação humana e dos animais.

b. Com os mais adiantados, organizar uma pesquisa para saber dos mais velhos de 60 anos quais eram os plantios e a vegetação nativa de antigamente que servia para alimentar as pessoas, os animais e para a indústria e o artesanato.

c. Trazer uma ou mais pessoas das mais idosas da comunidade para contar como era, e explicar porque diminuiu ou desapareceu, ex. do algodão, do caroá, do sisal, da cana para rapadura e outros conforme a região.

d. Procurar saber e se possível visitar com os alunos onde tem resquício destes usos, por exemplo, engenho de rapadura, indústria de caroá, sisal, algodão.

i. Ver como mudou, porque mudou, o que ficou no lugar.

ii. Quantas pessoas empregavam

iii. Onde mais se produzia

iv. Para onde era vendido e como era usado

v. Que produto ficou no lugar dos que desapareceram

vi. Que vantagens trouxeram ou que desvantagens

SEGUNDA UNIDADE – INICIO DO INVERNO

FICHA PEDAGÓGICA Nº. 05 – AS COLHEITAS VERDES

1. CONHECER, PESQUISAR.

Pesquisas para fazer durante a semana

a. Quais os plantios que já se colhe verde para comer em casa?

b. Saber na bodega ou na feira se baixou o preço de algum produto depois que o agricultor começou a ter

c. Saber se alguém precisou vender o produto na folha

d. Copiar música da época de S. João.

2. ANALISAR, DESDOBRAR, APROFUNDAR, JULGAR.

Português 
Matemática 
Estudos Sociais 
Ciências 

a. Discutir os motivos por que alguns agricultores vendem seus produtos na folha ou no pique da safra.

b. Preparar a festa junina, dividir as tarefas com os alunos, formar equipe para alimentação, bebida, animação e dança, arrumação etc.

c. Ensaiar quadrilha e explorar os textos das músicas juninas.

d. Estudar a origem de cada ritmo desta época, e ver na comunidade quem sabe dançar para ensinar aos alunos: forró, baião, xote, maxixe, xaxado etc. Aprender alguns e conhecer os autores principais.

e. Utilizar todo o material destas pesquisas e debates para ensinar:

Português 
Matemática 
Estudos Sociais 
Ciências 

3. TRANSFORMAR, VIVENCIAR, AGIR, ORGANIZAR UMA AÇÃO.

a. Realizar as provas de final de semestre e a festa junina.

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