No encontro dos territórios foram construídos quatro instrumentos de monitoramento para as coordenações pedagógicas, professoras/es das escolas, alunos e familiares. Foram considerados como um salto de qualidade para o movimento da educação do campo, através da Peads. Vieram atender lacunas sentidas nos municípios. Era difícil para a professora/or, educadora/or, aluno e comunidades verificarem se estavam indo no melhor caminho ou não. Não se dispunha de um instrumento, uma ferramenta para monitorar o seu procedimento.
Agora, todos e todas vão dispor não só de um, como de três. Alguns serão mais úteis para as educadoras/es de sala de aula, outros mais para as coordenações pedagógicas, o segundo mais para a comunidade. Vejamos uma pequena apresentação sobre o objetivo de cada um e como usar de forma mais eficiente possível.
Instrumento 01 – Monitoramento sobre a Metodologia da Peads
Se a professora/or quiser saber se está conseguindo desenvolver a metodologia da Peads da melhor forma tem como ela própria verificar. O instrumento sugere que se analise cada linha da tabela e se pergunte como está indo nesse item. Se você já iniciou, se já deu alguns passos na metodologia, mas encontra-se ainda em dúvida, sentindo-se insegura, você vai lhe dar um conceito, uma nota. Ninguém melhor do que você para se autoavaliar, autobservar, verificar-se. De acordo com o que você se autoavaliar, você marca uma das três colunas. Uma representa o Desempenho Não Construído – DNC, outra representa o Desempenho Em Construção – DEC e outra, Desempenho construído DC.
Essa autoavaliação, você pode fazer individualmente, dando tempo a si mesmo para pensar, mas pode e é bom, conversar com sua colega, aproveitar o tempo que tiver, pode e é aconselhável pedir a opinião de seus alunos e de lideranças da comunidade. Melhor será se você tiver tempo apropriado, marcado com as colegas para se autoavaliar, ter um dia no mês ou no bimestre para verificarem juntas. Se houver evolução de uma coluna para outra, você já preenche as colunas diferentes. Se houver involução também.
Fazendo assim, você vai se autodirigindo, percebendo onde deve melhorar, onde está forte, onde está fraca e uma colega vai apoiando outra. Monitorar-se é perguntar, verificar se o percurso, se os prazos, se as responsabilidades estão indo bem, se é preciso corrigir a rota, enquanto a ação está sendo realizada.
Convém usar durante a ação, para dar tempo melhorar antes de concluir. A avaliação é perguntar por essas mesmas coisas e outras, porém depois de uma ação ou uma etapa já concluída.
Mas não para por aí a utilidade desse instrumento. Outras pessoas, além de você vão verificar, observar o seu desempenho. Vão olhar pelo mesmo instrumento que você olhou, mas vão olhar de lugares e posições diferentes da sua. Já não é você mesma, já não se trata de autoavaliação ou auto-observação. E sim de hétero-avaliação. A palavra hétero vem do grego e significa de outro. Tem pessoas da comunidade que vão opinar, estudantes e familiares. Mas tem também pessoas de fora da comunidade e da escola que vão olhar de forma mais sistemática. Quem será?
Será a coordenadora/or pedagógica com a tarefa de olhar um conjunto de educadoras/es, e respondem pelo conjunto da Peads no município. Com esse instrumento a coordenadora/or pedagógica vai ter uma ideia sobre o quanto e o como anda a vivência da metodologia e os resultados no município. Pode acontecer que você ache que está numa coluna e ela ache que é outra e vice-versa. Não tem problema nenhum se o olhar for diferente. Você tem o parâmetro localizado, ela tem um parâmetro que passa pelo conjunto do município.
Se a coluna escolhida para o conceito for diferente entre a auto e hétero-avaliação não é para ninguém se chatear por isso, ficar magoado/a. Será oportunidade de aprofundar ainda mais a observação, de conversar mais sobre a apreciação que uma pessoa fez diferente da outra. O instrumento é um meio, uma ferramenta, não é o fim. O fim é a aprendizagem, a felicidade, o desenvolvimento das pessoas.
Instrumento 02 – Monitoramento sobre a organização da Educação do Campo no local
O segundo instrumento, a professora/or vai usar para verificar se a escola e as comunidades do entorno estão conseguindo se organizar, se estruturar, se consolidar. E o procedimento é o mesmo do primeiro. A professora se autoavalia e a coordenação faz a hétero-avaliação. A professora/or cuida das comunidades locais e a coordenadora/or olha para o distrito e o município, o conjunto. Esses pontos de vista se completam, se enriquecem, e mesmo quando diferentes, ampliam a apreciação que cada autor/a faz.
Estudantes, familiares e lideranças devem também usar esse instrumento. Ideal será ter momentos a cada mês ou dois meses para se auto observarem. Como é uma auto-observação de ações de vários autores, eles devem responder em um encontro com esse fim. Será o momento privilegiado de a comunidade olhar para si mesma, apropriar-se da Peads, da metodologia e dos seus princípios e avançar na sua organização.
Portanto, esse instrumento pode ser útil à comunidade local (professoras/es, estudantes, famílias, lideranças), às professoras/es entre si na escola e a coordenação pedagógica do município, como também a equipe de formadores/as que colaboram com a formação continuada das professoras/es.
Instrumento 03 – Organização e funcionamento da coordenação pedagógica
Quem vai fazer a autoavaliação com esse instrumento é a coordenação pedagógica. Essa vai fazer como as professoras/es no instrumento 01 e 02. Mas quem vai fazer a hétero-avaliação serão as professoras do município e a equipe de formadores que ajudam na formação continuada das professoras/es. O monitoramento e a avaliação na Peads são um eterno fluxo e refluxo que vai da comunidade local à organização estadual e dessa a comunidade local, como o sangue no corpo humano, que vai do coração até as pontas dos dedos e desses retorna ao coração.
Monitoramento e avaliação não correm somente numa direção, de cima para baixo, do centro para a periferia, do superior para o subordinado. Vão também na direção inversa, das pessoas da comunidade, mães, pais, crianças, jovens, adolescentes da menor e mais distante localidade para a escola, dessa para a coordenação, dessa para a gestão municipal, dessa para a organização territorial e estadual.
Essa é uma das originalidades da Peads, que reverte o paradigma autoritário, hierárquico tão comum nas relações com as pessoas subordinadas. São comuns no paradigma tradicional as decisões tomadas nos escalões superiores chegarem para serem executadas pelos que estão na dimensão local. Facilmente reduz o executor a mera mão-de-obra, como se esse tivesse apenas que executar. A Peads propõe que todos os autores, agentes e atores sejam também “cabeça-de-obra”, isto é, que pensem que contribuam intelectualmente sobre o que tem que se fazer.
INSTRUMENTO DE MONITORAMENTO 01-
APLICAÇÃO E APROPRIAÇÃO DA METODOLOGIA DA PEADS
| PONTOS A SEREM VERIFICADOS | 1 | 2 | 3 |
1 | REALIZAÇÃO DE PESQUISA COM OS ESTUDANTES |
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| Sensibilização, motivação e preparação para realizar pesquisa |
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| Realização de pesquisas |
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| Aceitação por parte das famílias e comunidade da realização da pesquisa |
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| Aceitação por parte dos alunos e alunas na realização da pesquisa |
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| Qualidade e quantidade das respostas efetivamente trazidas pelos estudantes |
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| Arrumação dos dados da pesquisa |
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2 | DESDOBRAMENTO E ANÁLISE DOS DADOS NAS DISCIPLINAS |
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| Debate e aprofundamento dos conteúdos descobertos na pesquisa |
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| Desenvolvimento da aprendizagem dos conteúdos das áreas de conhecimento |
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| Aprendizagem de novos valores, crenças, atitudes, posturas, relações |
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| Construção de produtos de conhecimento (texto, gráfico, planilha, poesia, música, notícia, conto, documento…) |
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| Aprimoramento dos produtos de conhecimento |
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3 | DEVOLUÇÃO DOS DADOS DESCOBERTOS PARA PROVOCAR AÇÕES CONCRETAS |
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| Preparação e mobilização para realizar a devolução |
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| Realização da devolução |
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| Participação e interesse das famílias, comunidade, convidados |
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| Encaminhamento de ações na escola |
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| Encaminhamento de ações na comunidade |
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4. | AVALIAÇÃO DOS CONTEÚDOS E PROCESSOS |
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| Autoavaliação das professoras/es, coordenadoras/es, funcionárias |
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| Autoavaliação dos alunos e alunas |
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| Autoavaliação das famílias, lideranças e comunidades |
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| Hétero-avaliação dos alunos feita pelas professoras |
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| Hétero-avaliação das professoras/es feita pelos alunos |
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| RETOMADA DE NOVO CICLO DA METODOLOGIA |
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1 | Seleção de um novo tema para fazer pesquisa ou que seja continuidade do anterior |
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| Preparação das perguntas da nova pesquisa com as professoras da mesma escola ou setor |
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| Reinício do ciclo da metodologia |
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- DNC – Desempenho Não Construído
- DEC – Desempenho Em Construção
- DC – Desempenho Construído
Nome da pessoa que usou esse instrumento:
Período em que usou
Observações
PROGRAMA EDUCACIONAL DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL–PEADS
INSTRUMENTO DE MONITORAMENTO 02 –
ORGANIZAÇAO DO NÚCLEO LOCAL DA ESCOLA E COMUNIDADE
| PONTOS PARA SEREM VERIFICADOS | DC | DEC | DNC |
1 | PARTICIPAÇÃO DAS FAMÍLIAS NAS INICIATIVAS DA ESCOLA |
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| Famílias aceitaram bem, acolheram a ideia da pesquisa |
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| Famílias perceberam que a pesquisa trouxe inovação em relação às tarefas escolares tradicionais |
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| Famílias conheceram mais as professoras/es e a escola do que conheciam antes da Peads |
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| Professores/as e escola conheceram mais as famílias do que conheciam antes da Peads |
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| Famílias começaram a perceber mais desenvoltura dos filhos/as na comunicação |
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| Famílias derem depoimento para a professora do desempenho dos alunos |
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2 | PARTICIPAÇÃO NOS ENCONTROS DE DEVOLUÇÃO PARA A AÇÃO |
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| Nível de comparecimento das mães na reunião de devolução |
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| Nível de comparecimento dos pais na reunião de devolução |
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| Nível de participação de convidados e lideranças locais na reunião de devolução |
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| Nível de interesse revelado nos debates, nas perguntas e depoimentos das famílias |
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| Sentimento de autoestima dos familiares pelo desempenho dos filhos/as |
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3 | PROTAGONISMO DOS ESTUDANTES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO |
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| Os alunos/as estão levando conhecimento da escola para as famílias |
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| Os alunos/as estão trazendo conhecimento das famílias para a escola |
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| Os alunos/as estão participando de ações concretas na escola |
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| Os alunos/as estão participando de ações concretas na comunidade |
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| A escola continua mobilizando as famílias, comunidade com novos conhecimentos e relações |
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4. | AÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA COMUNIDADE |
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| As ações iniciadas conseguem ser concluídas |
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| As ações concluídas conseguem ter continuidade ou desdobramento em outras |
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| Na (s) comunidade (s) existe algum tipo de associação |
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| Os estudantes têm algum tipo de participação nas reuniões e ações da comunidade |
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| Na comunidade tem presença do sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais |
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| Tem algum grupo de jovem organizado com reuniões marcadas com dia fixo |
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| Tem algum grupo artístico e cultural que se apresenta dentro e fora da comunidade |
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| Tem grupos esportivos que disputa com times e atletas de fora |
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| Tem presença de igrejas |
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5. | AÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA |
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| A escola conta com Conselho Escolar formado oficialmente |
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| Esse conselho se reúne periodicamente |
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| Os estudantes participam desse conselho ou discussões sobre os assuntos do conselho |
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| As famílias conseguem participar, dar opinião, assumir responsabilidades |
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| As famílias participam de mutirões para manutenção e reforma da escola |
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6 | IMPACTO DA ESCOLA NA VIDA DA COMUNIDADE |
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| A escola já construiu com a comunidade a história do lugar |
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| Essa história está documentada (texto, foto, livro, desenho, vídeo, relatos, cordel …) |
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| Conhecimentos e ações têm tido impacto positivo no meio ambiente |
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| Conhecimentos e ações têm tipo impacto positivo sobre o trabalho e renda |
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| Conhecimentos e ações têm tido impacto positivo sobre a saúde das pessoas |
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| Já se pode dizer que nessa comunidade tem um núcleo local da Educação do Campo |
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| Esse núcleo tem intercâmbio com outras comunidades e escolas |
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| Familiares e alunos participaram de algum encontro de capacitação |
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- DC – Desempenho Construído
- DNC – Desempenho Não Construído
- DEC – Desempenho Em Construção
Nome da pessoa que usou esse instrumento
Período em que uso
Observações
INSTRUMENTO DE MONITORAMENTO – 03
ORGANIZAÇAO E FUNCIONAMENTO DA COORDENAÇAO PEDAGÓGICA
| PONTOS PARA SEREM VERIFICADOS | DC | DEC | DNC |
1 | AMBIÊNCIA DE TRABALHO |
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| Apoio da secretária/o e diretora/or de ensino |
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| Espaço físico para reunião de estudo, planejamento e avaliação |
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| Tempo para essas reuniões |
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| Ritmo e periodicidade adequada para as reuniões |
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| Transporte na medida do planejado |
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2 | MONITORAMENTO ÀS PROFESSORAS, ESCOLAS E COMUNIDADE |
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| Há planejamento para o monitoramento |
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| O planejamento é avaliado se foi cumprido e no tempo previsto |
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| Há alguma distribuição de responsabilidades por área geográfica, modalidade, disciplinas… |
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| Há registros escritos da própria coordenação |
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| Há algum outro tipo de registro, se há atende às necessidades do monitoramento |
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3 | FORMAÇAO CONTINUADA POR PARTE DA COORDENAÇAO MUNICIPAL |
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| As dúvidas e dificuldades encontradas são discutidas na coordenação |
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| A reflexão sobre as dúvidas é levada de volta e devolvida às professoras e escolas |
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| Há reuniões mensais ou quinzenais com as professoras/es |
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| Há grupos de auto-estudo nas escolas ou e, algum conjunto de escola ou distrito |
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| Há material pedagógico e didático alimentando os grupos de autoestudo |
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4. | FORMAÇAO CONTINUADA POR PARTE DO SERTA |
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| Comparecimento das professoras/es |
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| Comparecimento das diretoras/es e coordenadoras/es da escola |
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| Comparecimento da coordenação e direção da secretaria de educação e ação social |
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| Comparecimento das monitoras/es do PETI |
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| Estudo dos módulos e continuidade |
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| Iniciativas para recuperar o aprendizado quando pessoas não compareceram |
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5. | MONITORAMENTO PELO SERTA À COORDENAÇAO PEDAGÓGICA LOCAL |
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| Realização mensal ou periodicidade planejada |
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| Nível de aprofundamento das questões apresentadas pelas coordenadoras/es |
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| Registros das formadoras/es e das coordenadoras/es |
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| Nível de planejamento, avaliação e replanejamento |
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| Autoavaliação das formadoras/es e das coordenadoras/es sobre o monitoramento |
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6 | PRODUÇÃO DE MATERIAL |
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| Conhecimento pela coordenação do livro “Princípios e Fundamentos da Peads” |
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| Conhecimento pela coordenação do livro “Múltiplos olhares…” |
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| Apropriação e domínio das idéias dos livros e textos |
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| Conhecimento dos cadernos de textos |
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| Domínio da metodologia em geral e dos seus princípios |
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| Produção de material e registros da coordenação pedagógica sobre a Peads no município |
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7. | EVOLUÇÃO DAS ESCOLAS E COMUNIDADES |
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| Presença e funcionamento de grupos de autoestudo no município |
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| Presença e organização de núcleos locais de Educação do Campo |
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| Presença e organização de núcleos regionais ou distritais de Educação do Campo |
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| Presença e funcionamento de Conselhos Escolares Formais |
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- DC – Desempenho Construído
- DEC – Desempenho Em Construção
- DNC – Desempenho Não Construído
Nome da pessoa que usou esse instrumento
Período em que uso
Observações
No encontro dos territórios foram construídos quatro instrumentos de monitoramento para as coordenações pedagógicas, professoras/es das escolas, alunos e familiares. Foram considerados como um salto de qualidade para o movimento da educação do campo, através da Peads. Vieram atender lacunas sentidas nos municípios. Era difícil para a professora/or, educadora/or, aluno e comunidades verificarem se estavam indo no melhor caminho ou não. Não se dispunha de um instrumento, uma ferramenta para monitorar o seu procedimento.
Agora, todos e todas vão dispor não só de um, como de três. Alguns serão mais úteis para as educadoras/es de sala de aula, outros mais para as coordenações pedagógicas, o segundo mais para a comunidade. Vejamos uma pequena apresentação sobre o objetivo de cada um e como usar de forma mais eficiente possível.
Instrumento 01 – Monitoramento sobre a Metodologia da Peads
Se a professora/or quiser saber se está conseguindo desenvolver a metodologia da Peads da melhor forma tem como ela própria verificar. O instrumento sugere que se analise cada linha da tabela e se pergunte como está indo nesse item. Se você já iniciou, se já deu alguns passos na metodologia, mas encontra-se ainda em dúvida, sentindo-se insegura, você vai lhe dar um conceito, uma nota. Ninguém melhor do que você para se autoavaliar, autobservar, verificar-se. De acordo com o que você se autoavaliar, você marca uma das três colunas. Uma representa o Desempenho Não Construído – DNC, outra representa o Desempenho Em Construção – DEC e outra, Desempenho construído DC.
Essa autoavaliação, você pode fazer individualmente, dando tempo a si mesmo para pensar, mas pode e é bom, conversar com sua colega, aproveitar o tempo que tiver, pode e é aconselhável pedir a opinião de seus alunos e de lideranças da comunidade. Melhor será se você tiver tempo apropriado, marcado com as colegas para se autoavaliar, ter um dia no mês ou no bimestre para verificarem juntas. Se houver evolução de uma coluna para outra, você já preenche as colunas diferentes. Se houver involução também.
Fazendo assim, você vai se autodirigindo, percebendo onde deve melhorar, onde está forte, onde está fraca e uma colega vai apoiando outra. Monitorar-se é perguntar, verificar se o percurso, se os prazos, se as responsabilidades estão indo bem, se é preciso corrigir a rota, enquanto a ação está sendo realizada.
Convém usar durante a ação, para dar tempo melhorar antes de concluir. A avaliação é perguntar por essas mesmas coisas e outras, porém depois de uma ação ou uma etapa já concluída.
Mas não para por aí a utilidade desse instrumento. Outras pessoas, além de você vão verificar, observar o seu desempenho. Vão olhar pelo mesmo instrumento que você olhou, mas vão olhar de lugares e posições diferentes da sua. Já não é você mesma, já não se trata de autoavaliação ou auto-observação. E sim de hétero-avaliação. A palavra hétero vem do grego e significa de outro. Tem pessoas da comunidade que vão opinar, estudantes e familiares. Mas tem também pessoas de fora da comunidade e da escola que vão olhar de forma mais sistemática. Quem será?
Será a coordenadora/or pedagógica com a tarefa de olhar um conjunto de educadoras/es, e respondem pelo conjunto da Peads no município. Com esse instrumento a coordenadora/or pedagógica vai ter uma ideia sobre o quanto e o como anda a vivência da metodologia e os resultados no município. Pode acontecer que você ache que está numa coluna e ela ache que é outra e vice-versa. Não tem problema nenhum se o olhar for diferente. Você tem o parâmetro localizado, ela tem um parâmetro que passa pelo conjunto do município.
Se a coluna escolhida para o conceito for diferente entre a auto e hétero-avaliação não é para ninguém se chatear por isso, ficar magoado/a. Será oportunidade de aprofundar ainda mais a observação, de conversar mais sobre a apreciação que uma pessoa fez diferente da outra. O instrumento é um meio, uma ferramenta, não é o fim. O fim é a aprendizagem, a felicidade, o desenvolvimento das pessoas.
Instrumento 02 – Monitoramento sobre a organização da Educação do Campo no local
O segundo instrumento, a professora/or vai usar para verificar se a escola e as comunidades do entorno estão conseguindo se organizar, se estruturar, se consolidar. E o procedimento é o mesmo do primeiro. A professora se autoavalia e a coordenação faz a hétero-avaliação. A professora/or cuida das comunidades locais e a coordenadora/or olha para o distrito e o município, o conjunto. Esses pontos de vista se completam, se enriquecem, e mesmo quando diferentes, ampliam a apreciação que cada autor/a faz.
Estudantes, familiares e lideranças devem também usar esse instrumento. Ideal será ter momentos a cada mês ou dois meses para se auto observarem. Como é uma auto-observação de ações de vários autores, eles devem responder em um encontro com esse fim. Será o momento privilegiado de a comunidade olhar para si mesma, apropriar-se da Peads, da metodologia e dos seus princípios e avançar na sua organização.
Portanto, esse instrumento pode ser útil à comunidade local (professoras/es, estudantes, famílias, lideranças), às professoras/es entre si na escola e a coordenação pedagógica do município, como também a equipe de formadores/as que colaboram com a formação continuada das professoras/es.
Instrumento 03 – Organização e funcionamento da coordenação pedagógica
Quem vai fazer a autoavaliação com esse instrumento é a coordenação pedagógica. Essa vai fazer como as professoras/es no instrumento 01 e 02. Mas quem vai fazer a hétero-avaliação serão as professoras do município e a equipe de formadores que ajudam na formação continuada das professoras/es. O monitoramento e a avaliação na Peads são um eterno fluxo e refluxo que vai da comunidade local à organização estadual e dessa a comunidade local, como o sangue no corpo humano, que vai do coração até as pontas dos dedos e desses retorna ao coração.
Monitoramento e avaliação não correm somente numa direção, de cima para baixo, do centro para a periferia, do superior para o subordinado. Vão também na direção inversa, das pessoas da comunidade, mães, pais, crianças, jovens, adolescentes da menor e mais distante localidade para a escola, dessa para a coordenação, dessa para a gestão municipal, dessa para a organização territorial e estadual.
Essa é uma das originalidades da Peads, que reverte o paradigma autoritário, hierárquico tão comum nas relações com as pessoas subordinadas. São comuns no paradigma tradicional as decisões tomadas nos escalões superiores chegarem para serem executadas pelos que estão na dimensão local. Facilmente reduz o executor a mera mão-de-obra, como se esse tivesse apenas que executar. A Peads propõe que todos os autores, agentes e atores sejam também “cabeça-de-obra”, isto é, que pensem que contribuam intelectualmente sobre o que tem que se fazer.
INSTRUMENTO DE MONITORAMENTO 01-
APLICAÇÃO E APROPRIAÇÃO DA METODOLOGIA DA PEADS
| PONTOS A SEREM VERIFICADOS | 1 | 2 | 3 |
1 | REALIZAÇÃO DE PESQUISA COM OS ESTUDANTES |
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| Sensibilização, motivação e preparação para realizar pesquisa |
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| Realização de pesquisas |
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| Aceitação por parte das famílias e comunidade da realização da pesquisa |
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| Aceitação por parte dos alunos e alunas na realização da pesquisa |
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| Qualidade e quantidade das respostas efetivamente trazidas pelos estudantes |
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| Arrumação dos dados da pesquisa |
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2 | DESDOBRAMENTO E ANÁLISE DOS DADOS NAS DISCIPLINAS |
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| Debate e aprofundamento dos conteúdos descobertos na pesquisa |
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| Desenvolvimento da aprendizagem dos conteúdos das áreas de conhecimento |
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| Aprendizagem de novos valores, crenças, atitudes, posturas, relações |
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| Construção de produtos de conhecimento (texto, gráfico, planilha, poesia, música, notícia, conto, documento…) |
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| Aprimoramento dos produtos de conhecimento |
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3 | DEVOLUÇÃO DOS DADOS DESCOBERTOS PARA PROVOCAR AÇÕES CONCRETAS |
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| Preparação e mobilização para realizar a devolução |
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| Realização da devolução |
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| Participação e interesse das famílias, comunidade, convidados |
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| Encaminhamento de ações na escola |
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| Encaminhamento de ações na comunidade |
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4. | AVALIAÇÃO DOS CONTEÚDOS E PROCESSOS |
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| Autoavaliação das professoras/es, coordenadoras/es, funcionárias |
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| Autoavaliação dos alunos e alunas |
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| Autoavaliação das famílias, lideranças e comunidades |
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| Hétero-avaliação dos alunos feita pelas professoras |
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| Hétero-avaliação das professoras/es feita pelos alunos |
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| RETOMADA DE NOVO CICLO DA METODOLOGIA |
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1 | Seleção de um novo tema para fazer pesquisa ou que seja continuidade do anterior |
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| Preparação das perguntas da nova pesquisa com as professoras da mesma escola ou setor |
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| Reinício do ciclo da metodologia |
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- DNC – Desempenho Não Construído
- DEC – Desempenho Em Construção
- DC – Desempenho Construído
Nome da pessoa que usou esse instrumento:
Período em que usou
Observações
PROGRAMA EDUCACIONAL DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL–PEADS
INSTRUMENTO DE MONITORAMENTO 02 –
ORGANIZAÇAO DO NÚCLEO LOCAL DA ESCOLA E COMUNIDADE
| PONTOS PARA SEREM VERIFICADOS | DC | DEC | DNC |
1 | PARTICIPAÇÃO DAS FAMÍLIAS NAS INICIATIVAS DA ESCOLA |
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| Famílias aceitaram bem, acolheram a ideia da pesquisa |
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| Famílias perceberam que a pesquisa trouxe inovação em relação às tarefas escolares tradicionais |
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| Famílias conheceram mais as professoras/es e a escola do que conheciam antes da Peads |
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| Professores/as e escola conheceram mais as famílias do que conheciam antes da Peads |
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| Famílias começaram a perceber mais desenvoltura dos filhos/as na comunicação |
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| Famílias derem depoimento para a professora do desempenho dos alunos |
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2 | PARTICIPAÇÃO NOS ENCONTROS DE DEVOLUÇÃO PARA A AÇÃO |
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| Nível de comparecimento das mães na reunião de devolução |
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| Nível de comparecimento dos pais na reunião de devolução |
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| Nível de participação de convidados e lideranças locais na reunião de devolução |
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| Nível de interesse revelado nos debates, nas perguntas e depoimentos das famílias |
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| Sentimento de autoestima dos familiares pelo desempenho dos filhos/as |
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3 | PROTAGONISMO DOS ESTUDANTES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO |
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| Os alunos/as estão levando conhecimento da escola para as famílias |
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| Os alunos/as estão trazendo conhecimento das famílias para a escola |
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| Os alunos/as estão participando de ações concretas na escola |
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| Os alunos/as estão participando de ações concretas na comunidade |
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| A escola continua mobilizando as famílias, comunidade com novos conhecimentos e relações |
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4. | AÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA COMUNIDADE |
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| As ações iniciadas conseguem ser concluídas |
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| As ações concluídas conseguem ter continuidade ou desdobramento em outras |
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| Na (s) comunidade (s) existe algum tipo de associação |
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| Os estudantes têm algum tipo de participação nas reuniões e ações da comunidade |
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| Na comunidade tem presença do sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais |
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| Tem algum grupo de jovem organizado com reuniões marcadas com dia fixo |
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| Tem algum grupo artístico e cultural que se apresenta dentro e fora da comunidade |
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| Tem grupos esportivos que disputa com times e atletas de fora |
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| Tem presença de igrejas |
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5. | AÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA |
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| A escola conta com Conselho Escolar formado oficialmente |
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| Esse conselho se reúne periodicamente |
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| Os estudantes participam desse conselho ou discussões sobre os assuntos do conselho |
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| As famílias conseguem participar, dar opinião, assumir responsabilidades |
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| As famílias participam de mutirões para manutenção e reforma da escola |
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6 | IMPACTO DA ESCOLA NA VIDA DA COMUNIDADE |
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| A escola já construiu com a comunidade a história do lugar |
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| Essa história está documentada (texto, foto, livro, desenho, vídeo, relatos, cordel …) |
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| Conhecimentos e ações têm tido impacto positivo no meio ambiente |
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| Conhecimentos e ações têm tipo impacto positivo sobre o trabalho e renda |
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| Conhecimentos e ações têm tido impacto positivo sobre a saúde das pessoas |
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| Já se pode dizer que nessa comunidade tem um núcleo local da Educação do Campo |
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| Esse núcleo tem intercâmbio com outras comunidades e escolas |
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| Familiares e alunos participaram de algum encontro de capacitação |
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- DC – Desempenho Construído
- DNC – Desempenho Não Construído
- DEC – Desempenho Em Construção
Nome da pessoa que usou esse instrumento
Período em que uso
Observações
INSTRUMENTO DE MONITORAMENTO – 03
ORGANIZAÇAO E FUNCIONAMENTO DA COORDENAÇAO PEDAGÓGICA
| PONTOS PARA SEREM VERIFICADOS | DC | DEC | DNC |
1 | AMBIÊNCIA DE TRABALHO |
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| Apoio da secretária/o e diretora/or de ensino |
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| Espaço físico para reunião de estudo, planejamento e avaliação |
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| Tempo para essas reuniões |
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| Ritmo e periodicidade adequada para as reuniões |
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| Transporte na medida do planejado |
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2 | MONITORAMENTO ÀS PROFESSORAS, ESCOLAS E COMUNIDADE |
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| Há planejamento para o monitoramento |
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| O planejamento é avaliado se foi cumprido e no tempo previsto |
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| Há alguma distribuição de responsabilidades por área geográfica, modalidade, disciplinas… |
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| Há registros escritos da própria coordenação |
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| Há algum outro tipo de registro, se há atende às necessidades do monitoramento |
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3 | FORMAÇAO CONTINUADA POR PARTE DA COORDENAÇAO MUNICIPAL |
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| As dúvidas e dificuldades encontradas são discutidas na coordenação |
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| A reflexão sobre as dúvidas é levada de volta e devolvida às professoras e escolas |
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| Há reuniões mensais ou quinzenais com as professoras/es |
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| Há grupos de auto-estudo nas escolas ou e, algum conjunto de escola ou distrito |
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| Há material pedagógico e didático alimentando os grupos de autoestudo |
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4. | FORMAÇAO CONTINUADA POR PARTE DO SERTA |
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| Comparecimento das professoras/es |
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| Comparecimento das diretoras/es e coordenadoras/es da escola |
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| Comparecimento da coordenação e direção da secretaria de educação e ação social |
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| Comparecimento das monitoras/es do PETI |
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| Estudo dos módulos e continuidade |
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| Iniciativas para recuperar o aprendizado quando pessoas não compareceram |
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5. | MONITORAMENTO PELO SERTA À COORDENAÇAO PEDAGÓGICA LOCAL |
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| Realização mensal ou periodicidade planejada |
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| Nível de aprofundamento das questões apresentadas pelas coordenadoras/es |
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| Registros das formadoras/es e das coordenadoras/es |
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| Nível de planejamento, avaliação e replanejamento |
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| Autoavaliação das formadoras/es e das coordenadoras/es sobre o monitoramento |
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6 | PRODUÇÃO DE MATERIAL |
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| Conhecimento pela coordenação do livro “Princípios e Fundamentos da Peads” |
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| Conhecimento pela coordenação do livro “Múltiplos olhares…” |
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| Apropriação e domínio das idéias dos livros e textos |
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| Conhecimento dos cadernos de textos |
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| Domínio da metodologia em geral e dos seus princípios |
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| Produção de material e registros da coordenação pedagógica sobre a Peads no município |
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7. | EVOLUÇÃO DAS ESCOLAS E COMUNIDADES |
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| Presença e funcionamento de grupos de autoestudo no município |
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| Presença e organização de núcleos locais de Educação do Campo |
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| Presença e organização de núcleos regionais ou distritais de Educação do Campo |
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| Presença e funcionamento de Conselhos Escolares Formais |
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- DC – Desempenho Construído
- DEC – Desempenho Em Construção
- DNC – Desempenho Não Construído
Nome da pessoa que usou esse instrumento
Período em que uso
Observações