CURSO SOBRE EDUCAÇÃO DO CAMPO
Glória do Goitá – 10 a 12 de abril 2017
ESQUENTANDO AS IDEIAS E PROBLEMATIZANDO A QUESTÃO SOBRE O CURRÍCULO
I. Momento
- DINÂMICA
- Leia primeiro sozinha/o, refletindo um pouco as perguntas. 10 minutos.
- Converse com outra pessoa que tenha mais afinidade (gestão com gestão, professora com professora, estudante com estudante etc.). 15 minutos.
- Juntem-se depois em grupo de quatro pessoas para continuar a conversa. Mais 15 minutos.
- Compartilhe seu sentimento sobre estes conteúdos na plenária.
- PERGUNTAS A PARTIR DE SUA ESCOLA, DE SUA SECRETARIA, DE SUAS AULAS
- De que se compõe o currículo da escola ou da secretaria de educação?
- Como o currículo é apresentado para os professores/as?
- Como o currículo é apresentado aos estudantes?
- O que se cobra dos profissionais da educação a respeito do currículo?
- O que se cobra dos estudantes a respeito do currículo?
- Como cada ator envolvido se cobra a respeito do currículo (gestor, professor/a, estudante)?
- O que lhe incomodava no currículo da escola quando estudante?
- O que lhe incomodava no currículo da escola quando professor/a?
- O currículo sempre foi o mesmo? Ou houve alguma mudança?
- A mudança foi só de conteúdo ou envolveu outros componentes?
- Já escutou falar do tempo da palmatória e do castigo para o estudante aprender?
- A palmatória fazia parte do currículo da época que era usada?
- Porque a educação abandonou a palmatória nas escolas?
- Houve mudança de alguma disciplina ou de conteúdos de disciplina de algum tempo para cá?
- Quais as disciplinas que foram retiradas do ensino médio recentemente?
- Quais foram as justificativas e motivos para estas mudanças?
- Qual é o currículo da “Escola sem Partido”?
- Quais são as justificativas apresentadas para mudança do currículo da escola sem partido?
- Pode-se dizer que o currículo muda ao longo da história?
- Pode-se dizer que fatores determinam as mudanças no currículo ao longo da história?
APROFUNDANDO A TEMPESTADE DE IDEIAS SOBRE CURRÍCULO
II Momento
- CURRÍCULO MUDA, MUDOU, ESTÁ MUDANDO E VAI MUDAR AINDA AO LONGO DA HISTÓRIA.
Conclusão evidente que salta à vista de qualquer análise… - CURRÍCULO É HISTÓRICO, PODE SER FEITO, DESFEITO E REFEITO.
Como a sociedade, foi uma construção que segue determinados ritmos da evolução humana… - CURRÍCULO É UMA ESCOLHA, UMA SELEÇÃO, UMA OPÇÃO, UMA DECISÃO.
De um conjunto amplo do patrimônio intelectual que a humanidade acumulou… - AS MUDANÇAS E AS ESCOLHAS DO CURRÍCULO SÃO FEITAS LEVANDO EM CONTA UMA INTERPRETAÇÃO DA REALIDADE.
As pessoas interpretam que tal conteúdo deve ser ensinado… - QUEM DECIDE SOBRE ESTAS ESCOLHAS, PORTANTO, TEM SUAS RAZÕES.
Quem decide o currículo para as crianças e adolescentes que moram na periferia… - QUEM SÃO ESTES SUJEITOS? ONDE VIVEM? O QUE PENSAM SOBRE O CAMPO?
Desde os primórdios da colonização, quem foram as pessoas que definiram o currículo para o campo? - OS CONTEÚDOS DO CURRÍCULO FAVORECEM AOS SUJEITOS DO CAMPO?
Ajudam na construção da identidade dos que se criaram no campo?… - O QUE SE REIVINDICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO? NA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA SOBRE O CURRÍCULO?
O Direito de escolha, de seleção, de definição sobre quais conteúdos… - CONQUISTAR O DIREITO QUE TEM, PORÉM, QUE LHE É NEGADO.
Poderia estar ou não na lei. O direito negado não consta na legislação… - CONQUISTAR O DIREITO NÃO É SÓ UMA MUDANÇA DE CONTEÚDOS DE CONHECIMENTO.
Mais do que mudar conhecimentos é mudar a concepção do conhecimento…
Abdalaziz de Moura – 09 de abril de 2017
CONCEPÇÕES DE CONHECIMENTO SUBJACENTES AO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR
III Momento – Trabalho de grupo
Verificar e debater as diferenças…
CONHECIMENTO PRONTO, ACABADO | CONHECIMENTO EM CONSTRUÇÃO |
CONHECIMENTO UNIVERSAL | CONHECIMENTO LOCAL |
CONHECIMENTO INTELECTUAL | CONHECIMENTO CONCRETO |
CONHECIMENTO ABSTRATO | CONHECIMENTO HISTÓRICO, SOCIAL |
CONHECIMENTO NEUTRO | CONHECIMENTO COMPROMETIDO |
CONHECIMENTO CIENTÍFICO E TÉCNICO | CONHECIMENTO FEITO, PRÁTICO |
CONHECIMENTO RACIONAL | CONHECIMENTO EMOCIONAL |
CONHECIMENTO DA CIÊNCIA | CONHECIMENTO DA FILOSOFIA |
Aprofundamento em plenária – Abdalaziz de Moura – 09-04-17
CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO DE ACORDO COM O PEADS
IV Momento – Apresentação dialogada
- CONHECIMENTOS TÉCNICOS E CIENTÍFICOS…
- CONHECIMENTOS PRÁTICOS, POPULARES, “SABERES FEITOS”.
- OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTO “NÃO CIENTÍFICOS”.
- CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS, VALORES, CRENÇAS, PRINCÍPIOS.
- DIDÁTICAS, DINÂMICAS, TÉCNICAS DE ENSINO…
- CONHECIMENTOS, VALORES E DIDÁTICAS CULMINAM EM AÇÕES…
DE UM CURRÍCULO ESCOLAR PARA UM CURRÍCULO PARA O DESENVOLVIMENTO
V Momento – Cochicho
- O CURRÍCULO ESCOLAR DENTRO DE UM CURRÍCULO MAIOR DO DESENVOLVIMENTO.
- O DIREITO DO MUNICÍPIO ESCOLHER UM CURRÍCULO PARA SEU DESENVOLVIMENTO.
- CURRÍCULO NÃO É SÓ PARA A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO.
- O PEADS ENQUANTO ESPÍRITO E PATRIMÔNIO ESPIRITUAL.
Abdalaziz de Moura – Gravatá, 09-04-2017
O PAPEL DA METODOLOGIA NO CURRÍCULO DO PEADS E SUAS ETAPAS
VI Momento – leitura em grupo e aprofundamento em plenária
- UNIDADE, ORGANICIDADE DOS QUATRO COMPONENTES DO CURRÍCULO
- PRIMEIRA ETAPA – A PESQUISA
- SEGUNDA ETAPA – ANÁLISE, TRANSFORMAÇÃO DOS DADOS
- TERCEIRA ETAPA – DEVOLVER PARA OS ENVOLVIDOS…
- QUARTA ETAPA – AVALIAR O PROCESSO E RECOMEÇAR NOVO CICLO
APROFUNDAMENTO EM PLENÁRIA
Abdalaziz de Moura – 09/04/2017
CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO DE ACORDO COM O PEADS
IV Momento – Apresentação dialogada
- CONHECIMENTOS TÉCNICOS E CIENTÍFICOS, ESCOLARES, CERTIFICADOS
Como em todas as escolas e universidades, estes conhecimentos fazem parte do currículo. Estão explícitos nos planos de curso, nos planejamentos, nos diários de classe. São carimbados, fiscalizados, avaliados e monitorados e certificados. Estão nos livros didáticos, na internet. Os professores dominam boa parte. Tem uma fundamentação nas autoridades científicas. - CONHECIMENTOS PRÁTICOS, POPULARES, “SABERES FEITOS”
No Peads, além destes conhecimentos, são levados em conta no currículo os conhecimentos práticos das pessoas da comunidade, que a escola julgar conveniente pesquisar, ensinar e aprender. São saberes que as pessoas do lugar dominam, usam, desenvolvem e a população reconhece certifica: agricultor, criado, carpinteiro, pedreiro, costureira, cozinheira etc. - OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTO “NÃO CIENTÍFICOS”
Conhecimento sensível, intuitivo, doméstico, do bom senso, da convivência comunitária, espiritual, artístico, cultural. São conhecimentos fundamentais para o desenvolvimento das pessoas e da convivência humana. Fazem parte do cotidiano das pessoas e não são de interesse da escola. Produzem as atitudes e se relacionam também com os valores. - CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS, VALORES, CRENÇAS, PRINCÍPIOS
Estes fazem parte também das escolas. Só que muitas vezes, são implícitos, ocultos e disfarçados. Na Educação do Campo, da Educação Contextualizada eles são reiteradamente explicitados. Sua presença inclusive é cobrada, monitorada e avaliada também! Lembrada pelos professores e colegas na auto e hétero-avaliação. É recorrente no curso, sempre volta.
São analisados mais pela literatura sociológica da educação do que pela literatura pedagógica. Se dirige aos fins da educação, responde às perguntas do PARA QUE e do PORQUÊ da educação. São responsáveis pela definição e seleção dos demais conteúdos, didáticas. São de ordem política, ideológica e estratégica na educação. O sistema não cobra. - DIDÁTICAS, DINÂMICAS, TÉCNICAS DE ENSINO, FORMAS DE ENSINAR E APRENDER
Os conhecimentos e os valores são construídos, ensinados, através de formas, dinâmicas, jeitos que viabilizam a aprendizagem, a compreensão, a apropriação. São infinitas as possibilidades. São escolhidas de acordo com as concepções. Se a concepção de educação for autoritária, as didáticas acompanham, se for libertadora, democrática, também. - CONHECIMENTOS, VALORES E DIDÁTICAS CULMINAM EM AÇÕES, EM MUDANÇAS
Nada no currículo é neutro. Nada está desconectado. A pessoa que aprende e que ensina, no seu cotidiano, reflete em que acredita, privilegia os conteúdos que mais lhe proporcionam ações, mudanças, efeitos e resultados. O discurso e o conteúdo reverbera no cotidiano e vice-versa. Promove a práxis, da ação à teoria, da teoria a uma nova ação e desta a uma nova teoria.
DE UM CURRÍCULO ESCOLAR PARA UM CURRÍCULO PARA O DESENVOLVIMENTO
V Momento – Cochicho
Currículo quem tem é só a escola? Responda e justifique.
- O CURRÍCULO ESCOLAR DENTRO DE UM CURRÍCULO MAIOR DO DESENVOLVIMENTO
Uma ideia forte no PEADS é que ele não é apenas um programa pedagógico para a escola. Há muito extrapolou os muros e tornou-se uma proposta de vida para as pessoas que dele se apropriam. Inúmeros testemunhos foram colhidos de professoras, estudantes, familiares, que a partir da aplicação do PEADS resinificaram sua vida, seu trabalho, suas relações com as pessoas. - O DIREITO DO MUNICÍPIO ESCOLHER UM CURRÍCULO PARA SEU DESENVOLVIMENTO
Fomos percebendo que para a escola construir e seguir um currículo seria muito mais fácil se ela tivesse referenciais mais amplos e mais próximos. Para qual realidade precisamos preparar nossos estudantes e professores? Ficaria mais fácil dizer se soubéssemos qual desenvolvimento municipal queremos alcançar. De qual currículo o município precisa para alcançar? - CURRÍCULO NÃO É SÓ PARA A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
Fomos percebendo que quem trabalha com conhecimentos, com princípios, com didáticas e pretende alcançar resultados precisa também de organizar seu currículo. Por exemplo, quem trabalha na área de assistência à saúde, a ATER, a meio ambiente, a ação social sempre tiveram seus currículos implícitos e ocultos. O PEADS contribui para explicitá-los.
Se o município explicita os conhecimentos que precisa construir, os valores que precisa acreditar, seleciona as didáticas que melhor mobilizam a população, define as ações que mais resolverá seus problemas, todas as secretarias municipais e outras instituições saberão escolher melhor os seus currículos. Os munícipes terão também a referência do currículo municipal. - O PEADS ENQUANTO ESPÍRITO E PATRIMÔNIO ESPIRITUAL
Outra ideia que toma corpo para quem aplica o PEADS é que ele pode ser apropriado por inteiro por quem quiser, tanto individualmente, como coletiva e institucionalmente. Um agricultor, um empreendedor, um secretário municipal, uma escola, uma ONG, um sindicato, um estudante, um prefeito. O Serta preparou, cultivou e hoje compartilha com quem quiser aplicar.A aplicação se faz mediante uma metodologia, que virou uma marca registrada do Serta, que lhe dá identidade, que marca seus protagonistas, que impregna seus projetos, que mobiliza o público de suas ações. Que dá unidade ao seu discurso, que liga o discurso a ações concretas, a mudança de vida e de concepções. Que lhe proporciona um diferencial.
Abdalaziz de Moura – Gravatá, 09/04/2017
O PAPEL DA METODOLOGIA NO CURRÍCULO DO PEADS E SUAS ETAPAS
VI Momento – Leitura em grupo e aprofundamento em plenária
- UNIDADE, ORGANICIDADE DOS QUATRO COMPONENTES DO CURRÍCULO
A metodologia é o caminho entre os quatro componentes do currículo. Faz o trânsito entre os conhecimentos, os valores, as didáticas e as ações. Faz a liga, articula um componente com outro, não permite que os valores sejam meros discursos, nem que as ações sejam puros gestos. Nem que os conhecimentos sejam neutros e as didáticas meras técnicas. - PRIMEIRA ETAPA – A PESQUISA
A pesquisa é sempre a primeira iniciativa para gerar conhecimento sobre uma realidade. Seja física, econômica, pedagógica, seja qual for, começa com uma pesquisa. A pesquisa pode ser feita com inúmeras técnicas. É sempre uma ação de busca. Quem aprende a usar, termina assumindo como postura diante da realidade e das pessoas.
Ao encaminhar uma pesquisa para o estudante fazer em casa ou na comunidade, a escola está dando um recado para o público através de seus estudantes: “A escola está mandando dizer que agora ela quer conhecer a realidade da família, a história, o trabalho, o saber”. Exprime valores, crenças, gera conhecimentos, usa didática e se dirige para uma ação. - SEGUNDA ETAPA – ANÁLISE
Transformação dos dados da pesquisa em conhecimentos, valores, didáticas, gerando novas ações.
O conhecimento gerado por uma pesquisa será sempre parcial, elementar, primário. Os dados colhidos precisam ser trabalhados, interpretados, desdobrados. E é desdobrado em conhecimentos, em valores, em novas didáticas e preparam novas ações e mudanças. Para desdobrar, o educador pode lançar mão de inúmeras técnicas e dinâmicas. - TERCEIRA ETAPA – DEVOLVER AOS ENVOLVIDOS
Devolver para os envolvidos e interessados os produtos de conhecimento construídos na análise.
É o trabalho do “intelectual orgânico” de Gramsci. Devolver de forma organizada os conhecimentos, os valores que foram produzidos de forma dispersa, para que os envolvidos também se apropriem dos resultados. E agora, estes realizem as ações e mudanças apontadas a partir do novo conhecimento. Aqui também as técnicas usadas são as mais diversas. - QUARTA ETAPA – AVALIAR O PROCESSO E RECOMEÇAR NOVO CICLO
Todas as três etapas anteriores foram avaliadas quando executadas, agora é a vez do conjunto: aprendizagens, descobertas, acertos e falhas, participação, compromisso, empoderamento das pessoas, ações geradas, mudanças realizadas, valores explicitados. Nunca é uma avaliação só de conhecimentos, mas de todos os quatro componentes do currículo.